A PEDAGOGIA POLÍTICA DE ANTONIO GRAMSCI
DOI:
https://doi.org/10.36311/2526-1843.2023.v8n12.p234-252Palavras-chave:
Subalterno, Escola Unitária, HegemoniaResumo
Nosso intuito é contribuir com a reflexão acerca da proposta de escola unitária, elaborada por Antonio Gramsci. A partir da análise de alguns pressupostos de seu pensamento, objetivamos situar a escola como elemento básico na luta pela hegemonia. As fontes analisadas para o trabalho foram alguns escritos do pensador italiano fundamentalmente aqueles elaborados nos anos de cárceres. A partir dessa análise, e considerando que a escola não é uma ilha, mas uma instituição que reflete e refrata a realidade em que está inserida, demonstramos, por meio do trabalho, que a escola unitária representa a real democratização do acesso ao conhecimento historicamente sistematizado pela humanidade. Ela é a antítese radical e profunda frente à escola burguesa, dualista e segregacionista defendida pelos fascistas de ontem e de hoje.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Práxis e Hegemonia Popular
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
No momento da submissão online dos artigos a Declaração de Responsabilidade e Direitos Autorais deve ser enviada como arquivo anexo.
O documento cede à Revista Práxis e Hegemonia Popular direitos de publicação e em caso de ser aprovação também para realizar os ajustes de ordem normativa e gramatical com vistas em manter os padrões da língua culta.