O ESTADO AMPLIADO E A PEQUENA POLÍTICA PARA A ANÁLISE DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES
DOI:
https://doi.org/10.36311/2526-1843.2023.v8n12.p253-272Palavras-chave:
Estado Ampliado, Política educacional, Educação de Jovens e AdultosResumo
O trabalho reflete sobre as contribuições de Antonio Gramsci para a análise dos sentidos produzidos pelas políticas implementadas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Fundamentado no materialismo histórico dialético, o texto discute sobre a disputa por hegemonia travada no interior do Estado Ampliado, para o controle das políticas educacionais para a classe trabalhadora, considerando o recorte da EJA do campo. Conclui que as políticas de EJA, historicamente marcada por políticas educacionais descontínuas, de caráter compensatório, situam-se no âmbito do que Gramsci cunhou de pequena política.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Práxis e Hegemonia Popular
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
No momento da submissão online dos artigos a Declaração de Responsabilidade e Direitos Autorais deve ser enviada como arquivo anexo.
O documento cede à Revista Práxis e Hegemonia Popular direitos de publicação e em caso de ser aprovação também para realizar os ajustes de ordem normativa e gramatical com vistas em manter os padrões da língua culta.