O ESTADO AMPLIADO E A PEQUENA POLÍTICA PARA A ANÁLISE DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES

Autores

  • Luiza de Almeida da Cruz Campos
  • Jaqueline Pereira Ventura Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.36311/2526-1843.2023.v8n12.p253-272

Palavras-chave:

Estado Ampliado, Política educacional, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

O trabalho reflete sobre as contribuições de Antonio Gramsci para a análise dos sentidos produzidos pelas políticas implementadas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Fundamentado no materialismo histórico dialético, o texto discute sobre a disputa por hegemonia travada no interior do Estado Ampliado, para o controle das políticas educacionais para a classe trabalhadora, considerando o recorte da EJA do campo. Conclui que as políticas de EJA, historicamente marcada por políticas educacionais descontínuas, de caráter compensatório, situam-se no âmbito do que Gramsci cunhou de pequena política.

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Biografia do Autor

Luiza de Almeida da Cruz Campos

Graduada em História, Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Jaqueline Pereira Ventura, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Graduada em Pedagogia, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora Associada da Faculdade de Educação da UFF, atua na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação.

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Publicado

2023-07-06

Como Citar

Campos, L. de A. da C., & Ventura, J. P. (2023). O ESTADO AMPLIADO E A PEQUENA POLÍTICA PARA A ANÁLISE DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES. Revista Práxis E Hegemonia Popular, 8(12), 253–272. https://doi.org/10.36311/2526-1843.2023.v8n12.p253-272

Edição

Seção

Dossiê Temático: “FILOSOFIA DA PRÁXIS E TRADUTIBILIDADE: LEGADO DE GRAMSCI NA AMÉRICA LATINA” - III COLÓQUIO INTERNACIONAL ANTONIO GRAMSCI (IGS-BRASIL)