Estudo sobre mudanças de atitudes sociais: contribuições a partir de cursos de capacitação

Autores

  • Maewa Martina Gomes da Silva e Souza UNESP
  • Aline de Novaes Conceição UNESP
  • Adriana Alonso Pereira UNESP

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2018.v5n1.07.p83

Palavras-chave:

Educação Especial, Atitudes Sociais, Formação Docente

Resumo

para refletir sobre a construção social da deficiência, é necessário compreender as atitudes sociais que são sentimentos duradouros pró ou contra objetos sociais. A partir dessa confirmação, este estudo, teve por escopo modificar as atitudes sociais de pedagogos em relação à inclusão. Para isso, participaram da pesquisa quatro estudantes do curso de Pedagogia e uma professora da rede municipal de uma cidade do interior de São Paulo. Inicialmente, todos os participantes responderam a uma versão da Escala Likert de Atitudes Sociais em relação à Inclusão, após isso, participaram de um curso de capacitação tendo como objetivo a aplicação de um conjunto de ações baseadas em técnicas de modificações de atitudes sociais. Por fim, os participantes responderam a uma segunda versão da escala mencionada. Os resultados obtidos com as escalas, sugerem mudanças significativas nas atitudes dos participantes, permitindo que suas práticas se tornem mais favoráveis à inclusão de alunos com deficiência.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maewa Martina Gomes da Silva e Souza, UNESP

    Doutoranda e Mestra em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), campus de Marília/SP. Endereço: rua Joaquim Nabuco, nº 52ª, São Miguel, Marília/SP, CEP 17506-200. Membro do Grupo de Pesquisas “Diferença, Desvio e Estigma” da FFC/UNESP, e-mail: maewa_martina@yahoo.com.br

  • Aline de Novaes Conceição, UNESP

    Doutoranda e Mestra em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), campus de Marília/SP. Endereço: rua Theodoro Marques Pinto, nº 126, Palmital, Marília/SP, CEP 17.511-280. Membro do Grupo de Pesquisas “Diferença, Desvio e Estigma da FFC/UNESP”, e-mail: alinenovaesc@gmail.com 

  • Adriana Alonso Pereira, UNESP

    Mestranda em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), campus de Marília/SP. Endereço: rua Urias Avelino de Moraes, nº 145, César de Almeida, Marília/SP, CEP 17.511.830. Membro do Grupo de Pesquisas “Diferença, Desvio e Estigma” da FFC/UNESP, e-mail: adriana.hds@gmail.com

Downloads

Publicado

2018-04-24

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

GOMES DA SILVA E SOUZA, Maewa Martina; CONCEIÇÃO, Aline de Novaes; PEREIRA, Adriana Alonso. Estudo sobre mudanças de atitudes sociais: contribuições a partir de cursos de capacitação. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 5, n. 1, p. 83–94, 2018. DOI: 10.36311/2358-8845.2018.v5n1.07.p83. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/7673.. Acesso em: 22 nov. 2024.