PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL SEM DEFICIÊNCIA SOBRE A DEFICIÊNCIA AUDITIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2024.v11n1.e0240003

Palavras-chave:

Educação., Educação Especial., Inclusão

Resumo

É necessário que haja a eliminação da exclusão e da segregação, buscando a inclusão de todas as pessoas, independente das suas diferenças, possibilitando a participação em todos os âmbitos da sociedade, sendo um desses âmbitos o escolar. Assim, é importante incluir e não somente integrar estudantes com deficiências e/ou transtornos. Para que haja a inclusão, é importante trabalhar com as percepções sobre deficiências, pois essas influenciam nas atitudes sociais. A partir disso, o objetivo da pesquisa, cujos resultados estão expostos neste artigo, consiste em no contexto de uma escola, analisar percepções de estudantes sem deficiência sobre a deficiência auditiva. Para isso, participaram da pesquisa, 21 crianças matriculadas em um terceiro ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma cidade do interior de São Paulo. As crianças responderam um questionário em que havia questões sobre a deficiência auditiva, posteriormente, participaram de um programa informativo sobre inclusão e diversidade, registrando o aprendido. Em seguida, foi realizada a análise qualitativa dos conteúdos contidos nos registros das crianças. Foi verificado um aumento significativo da percepção favorável das crianças sobre a deficiência auditiva, pois inicialmente demonstraram mais respostas desfavoráveis, contudo após a participação no encontro do programa informativo infantil, houve um aumento significativo das respostas favoráveis ao respeito e empatia quanto às diferenças individuais e potencialidades das pessoas com deficiência auditiva. Portanto, é necessário buscar possibilidades de momentos na escola para o diálogo relacionado com a inclusão e diversidade, pois esses momentos poderão alterar as percepções das crianças e, em consequência, suas atitudes sociais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Aline de Novaes CONCEIÇÃO, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

    Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Docente efetiva adjunta do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campus do Pantanal.

Referências

BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE. Resolução n º 466, de 12 de dezembro de 2012. Brasília, 2012. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf. Acesso em 2 abr. 2019.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, Presidência da República, 1996.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015.Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, Presidência da República, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm Acesso em 26 nov. 2020.

CASTRO, Rosane Michelli de; REIS, Karina Cássia Oliveira. A escola e o Ensino Fundamental I, frente às dificuldades de aprendizagem: aspectos para uma pauta de discussões sobre a (des)medicalização da educação e o êxito do(a)s escolares. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp5, p. 2950–2966, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15iesp5.14568. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14568. Acesso em: 14 fev. 2021.

CASTRO, Rosane Michelli de; LANZI, Lucirene Andrea Catini. O futuro da escola e as tecnologias: alguns aspectos à luz do diálogo entre Paulo Freire e Seymour Papert. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v.12, n. especial, 2, p. 1496-1510, ago./2017. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10305/6697. Acesso em: 30 nov. 2020.

CONCEIÇÃO, Aline de Novaes. Inclusão e as atitudes sociais dos alunos: a importância da Intervenção. Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 14, n. especial, p. 451-456, jul. /dez, 2017. DOI: 10.5747/ch.2017.v14.nesp.000977. Disponível em: http://www.unoeste.br/site/enepe/2017/suplementos/area/Humanarum/4%20-%20Educa%C3%A7%C3%A3o/INCLUS%C3%83O%20E%20AS%20ATITUDES%20SOCIAIS%20DOS%20ALUNOS%20A%20IMPORT%C3%82NCIA%20DA%20INTERVEN%C3%87%C3%83O.pdf Acesso em: 02 abr. 2018.

GOLDBERG, Luciane Germano; YUNES, Maria Angela Mattar; FREITAS, José Vicente de. O desenho infantil na ótica da ecologia do desenvolvimento humano. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 10, n. 1, p. 97-106, jan./abr. 2005.

OMOTE, Sadao. Deficiência e não-deficiência: recortes do mesmo tecido. Revista Brasileira de Educação Especial, v.1, p. 65-73, 1994.

RODRIGUES, Fernanda Plaza. Aula passeio: contribuições para formação continuada de professores. In: GIRALDI, Luciana Ponce Bellido. (Org.) et. al. VI Congresso Brasileiro de Educação. Bauru: UNESP/FC/Departamento de Educação, 2017, p. 331-332.

SOUZA, Maewa Martina Gomes da Silva e. Estudo evolutivo de concepções de crianças e adolescentes sem deficiência sobre as deficiências e suas atitudes sociais em relação à inclusão. 2014. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília, 2014.

SOUZA, Maewa Martina Gomes da Silva e; CONCEIÇÃO, Aline de Novaes; PEREIRA, Adriana Alonso. Estudo sobre mudanças de atitudes sociais: contribuições a partir de cursos de

capacitação. Diálogos e perspectivas em educação especial, v. 5, p. 83-94, n. 1, p. 83-

, 2018. Disponível em: file:///C:/Users/Usuario/Downloads/7673-

Texto%20do%20artigo-26840-2-10-20181120.pdf. Acesso em: 02 nov. 2020.

VIEIRA, Camila Mugnai. Atitudes sociais em relação à inclusão: efeitos da capacitação de professores para ministrar programa informativo aos alunos. 2014. 183 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília, 2014.

VIEIRA, Camila Mugnai. Programa informativo sobre deficiência mental e inclusão: efeitos nas atitudes e concepções de crianças não-deficientes. 2006. 208 f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.

Downloads

Publicado

2024-02-22

Como Citar

CONCEIÇÃO, Aline de Novaes. PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL SEM DEFICIÊNCIA SOBRE A DEFICIÊNCIA AUDITIVA . Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 11, n. 1, p. e0240003, 2024. DOI: 10.36311/2358-8845.2024.v11n1.e0240003. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/14385.. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)