PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL SEM DEFICIÊNCIA SOBRE A DEFICIÊNCIA AUDITIVA
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2024.v11n1.e0240003Palavras-chave:
Educação., Educação Especial., InclusãoResumo
É necessário que haja a eliminação da exclusão e da segregação, buscando a inclusão de todas as pessoas, independente das suas diferenças, possibilitando a participação em todos os âmbitos da sociedade, sendo um desses âmbitos o escolar. Assim, é importante incluir e não somente integrar estudantes com deficiências e/ou transtornos. Para que haja a inclusão, é importante trabalhar com as percepções sobre deficiências, pois essas influenciam nas atitudes sociais. A partir disso, o objetivo da pesquisa, cujos resultados estão expostos neste artigo, consiste em no contexto de uma escola, analisar percepções de estudantes sem deficiência sobre a deficiência auditiva. Para isso, participaram da pesquisa, 21 crianças matriculadas em um terceiro ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma cidade do interior de São Paulo. As crianças responderam um questionário em que havia questões sobre a deficiência auditiva, posteriormente, participaram de um programa informativo sobre inclusão e diversidade, registrando o aprendido. Em seguida, foi realizada a análise qualitativa dos conteúdos contidos nos registros das crianças. Foi verificado um aumento significativo da percepção favorável das crianças sobre a deficiência auditiva, pois inicialmente demonstraram mais respostas desfavoráveis, contudo após a participação no encontro do programa informativo infantil, houve um aumento significativo das respostas favoráveis ao respeito e empatia quanto às diferenças individuais e potencialidades das pessoas com deficiência auditiva. Portanto, é necessário buscar possibilidades de momentos na escola para o diálogo relacionado com a inclusão e diversidade, pois esses momentos poderão alterar as percepções das crianças e, em consequência, suas atitudes sociais.
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