Estudo sobre mudanças de atitudes sociais: contribuições a partir de cursos de capacitação
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2018.v5n1.07.p83Palavras-chave:
Educação Especial, Atitudes Sociais, Formação DocenteResumo
para refletir sobre a construção social da deficiência, é necessário compreender as atitudes sociais que são sentimentos duradouros pró ou contra objetos sociais. A partir dessa confirmação, este estudo, teve por escopo modificar as atitudes sociais de pedagogos em relação à inclusão. Para isso, participaram da pesquisa quatro estudantes do curso de Pedagogia e uma professora da rede municipal de uma cidade do interior de São Paulo. Inicialmente, todos os participantes responderam a uma versão da Escala Likert de Atitudes Sociais em relação à Inclusão, após isso, participaram de um curso de capacitação tendo como objetivo a aplicação de um conjunto de ações baseadas em técnicas de modificações de atitudes sociais. Por fim, os participantes responderam a uma segunda versão da escala mencionada. Os resultados obtidos com as escalas, sugerem mudanças significativas nas atitudes dos participantes, permitindo que suas práticas se tornem mais favoráveis à inclusão de alunos com deficiência.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Os trabalhos publicados na RDPEE são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Os autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-CC BY, que permite a distribuição, remixagem, adaptação e criação a partir do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores consentem, que seus artigos podem ser incorporados pela RDPEE em indexadores e bancos de dados atuais existentes ou a existir no futuro; os titulares destes bancos podem reproduzir, transmitir e distribuir os textos, no todo ou em parte, sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro.
Qualis Capes (2017-2020)
Educação: B1