FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAÇÃO EM CONTEXTOS INCLUSIVOS: LICENCIATURAS EM DIÁLOGO(?)
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2015.v2n02.5757Resumo
A pesquisa objetivou analisar seis cursos de Licenciatura, considerando ordenamento legal vigente, e discutir oprocesso de formação proissional docente realizado nesses cursos a partir das expressões de licenciandos sobre suas compreensões de situações de inclusão escolar vivenciadas no campo de estágio. Para tanto foram realizadas análises documentais e constituíramse grupos focais junto aos respectivos cursos de Licenciatura, envolvendo cerca de 120 licenciandos. Os resultados encontrados indicam: a) descompasso entre ordenamento legal e processos formativos; b) licenciandos expressam compreensão de “deiciência”
como obstáculo à atuação proissional em contextos educacionais inclusivos. É necessário intensiicar diálogo entre cursos de Licenciatura para elaboração coletiva de processos formativos que atendam as demandas provocadas pela atuação proissional docente em contextos inclusivos. Cabe ainda aos cursos de Licenciatura colocarem-se também no centro da crítica no que se refere à construção de escolas assentadas em uma perspectiva educacional inclusiva como a que se apresenta em nosso cenário socioeducacional.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2016-11-26
Edição
Seção
Artigos
Licença
- Os trabalhos publicados na RDPEE são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Os autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-CC BY, que permite a distribuição, remixagem, adaptação e criação a partir do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores consentem, que seus artigos podem ser incorporados pela RDPEE em indexadores e bancos de dados atuais existentes ou a existir no futuro; os titulares destes bancos podem reproduzir, transmitir e distribuir os textos, no todo ou em parte, sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro.
Qualis Capes (2017-2020)
Educação: B1
Como Citar
CRUZ, Gilmar de Carvalho; SCHNECKENBERG, Marisa; EL TASSA, Khaled Omar Mohamad; CAETANO, Joyce Jaqueline; STEFENON, Daniel Luiz; CIRINO, Rosineide Maria Batista; CAMPOS, Joselaine Aparecida. FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAÇÃO EM CONTEXTOS INCLUSIVOS: LICENCIATURAS EM DIÁLOGO(?). Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 2, n. 02, 2016. DOI: 10.36311/2358-8845.2015.v2n02.5757. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/5757.. Acesso em: 22 nov. 2024.