O ensino de matemática e a educação inclusiva: em foco as pesquisas realizadas no período 2010-2017

Autores

  • Alcides José TRZASKACZ Universidade Estadual do Centro-Oeste -UNICENTRO
  • Joyce Jaquelinne CAETANO
  • Gilmar de Carvalho CRUZ

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2018.v5n2.12.p161

Palavras-chave:

Aprendizagem, Diversidade, Matemática Inclusiva

Resumo

O presente trabalho apresenta uma reflexão sobre o ensino de Matemática mediada pela utilização da metodologia de ensino e aprendizagem que visam a inclusão no ensino regular e sua contribuição para o acolhimento da diversidade escolar. Este estudo revelou que a prática inclusiva está intimamente ligada à formação continuada do professor e a sua prática pedagógica. Para tanto, foram estudados 12 artigos encontrados em periódicos nacionais, que continham palavras-chaves Educação Matemática Inclusiva e/ou professor de matemática no intervalo compreendido entre janeiro de 2010 até de maio de 2017. Verificou-se a partir da análise destes artigos, que mecanismos pedagógicos contribuem para o aprendizado comum, usando as diferenças como aliadas. Experiências de aprendizado em sala de aula com a presença de alunos com deficiências, têm demonstrado que não causam prejuízos ao aprendizado destes alunos ou de outrem, e contribuem para a formação individual do cidadão que num ambiente colaborativo de aprendizagem, aprende e ensina simultaneamente enriquecendo o ambiente escolar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alcides José TRZASKACZ, Universidade Estadual do Centro-Oeste -UNICENTRO

    Graduando do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Campus de Irati/PR. Bolsista do Programa de Extensão “Universidade Sem Fronteiras” – SETI/PR Programa de Aperfeiçoamento Profissional em Serviço: Educação Inclusiva - PAPSEI, Subprograma: Educação. Integrante do grupo de pesquisa “Formação Profissional em Contextos Educacionais Inclusivos (FOCUS)”, da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Contato: alcidestkz@gmail.com.

  • Joyce Jaquelinne CAETANO

    Graduada em Matemática pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Paranaguá (1993), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1998). Doutor em Educação (Currículo) pela PUC/SP (2004). Professora Adjunto do Departamento de Matemática da Universidade Estadual do Centro-Oeste (PR).

  • Gilmar de Carvalho CRUZ

    Graduado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1986), Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996), Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e Pós-doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013). Professor Adjunto do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual do Centro-Oeste (PR).

Downloads

Publicado

2018-12-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

TRZASKACZ, Alcides José; CAETANO, Joyce Jaquelinne; CRUZ, Gilmar de Carvalho. O ensino de matemática e a educação inclusiva: em foco as pesquisas realizadas no período 2010-2017. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 5, n. 2, p. 161–172, 2018. DOI: 10.36311/2358-8845.2018.v5n2.12.p161. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/7493.. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)