FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAÇÃO EM CONTEXTOS INCLUSIVOS: LICENCIATURAS EM DIÁLOGO(?)
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2015.v2n02.5757Abstract
A pesquisa objetivou analisar seis cursos de Licenciatura, considerando ordenamento legal vigente, e discutir oprocesso de formação proissional docente realizado nesses cursos a partir das expressões de licenciandos sobre suas compreensões de situações de inclusão escolar vivenciadas no campo de estágio. Para tanto foram realizadas análises documentais e constituíramse grupos focais junto aos respectivos cursos de Licenciatura, envolvendo cerca de 120 licenciandos. Os resultados encontrados indicam: a) descompasso entre ordenamento legal e processos formativos; b) licenciandos expressam compreensão de “deiciência”
como obstáculo à atuação proissional em contextos educacionais inclusivos. É necessário intensiicar diálogo entre cursos de Licenciatura para elaboração coletiva de processos formativos que atendam as demandas provocadas pela atuação proissional docente em contextos inclusivos. Cabe ainda aos cursos de Licenciatura colocarem-se também no centro da crítica no que se refere à construção de escolas assentadas em uma perspectiva educacional inclusiva como a que se apresenta em nosso cenário socioeducacional.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2016-11-26
Issue
Section
Artigos
License
- The works published in RDPEE are the sole responsibility of their authors. The authors grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Attribution-CC BY, which allows distribution, remixing, adaptation and creation from the work with recognition of the authorship and initial publication in this journal.
- The authors consent that their articles may be incorporated by RDPEE into indexers and databases that currently exist or may exist in the future; the owners of these databases may reproduce, transmit and distribute the texts, in whole or in part, in any form or means of electronic transmission that exists or may be developed in the future.
Qualis Capes (2017-2020)
Education: B1
How to Cite
CRUZ, Gilmar de Carvalho; SCHNECKENBERG, Marisa; EL TASSA, Khaled Omar Mohamad; CAETANO, Joyce Jaqueline; STEFENON, Daniel Luiz; CIRINO, Rosineide Maria Batista; CAMPOS, Joselaine Aparecida. FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAÇÃO EM CONTEXTOS INCLUSIVOS: LICENCIATURAS EM DIÁLOGO(?). Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 2, n. 02, 2016. DOI: 10.36311/2358-8845.2015.v2n02.5757. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/5757.. Acesso em: 22 nov. 2024.