Inclusão educacional

a avaliação psicoeducacional no contexto escolar e as adaptações curriculares de pequeno porte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2022.v9n1.p71-88

Palavras-chave:

Inclusão educacional; Avaliação Psicoeducacional no Contexto Escolar; Educação Básica.

Resumo

A inclusão educacional do público alvo da Educação Especial configura-se como objeto de discussão entre professores, gestores, especialistas, pesquisadores e familiares desse público. Esse estudo objetiva tratar de algumas dessas demandas, visando diagnosticar como professores da Educação Básica, dentro de diferentes áreas do conhecimento, se posicionam frente a alguns dos desafios da inclusão educacional, relacionados a identificação do aluno com necessidades educacionais especiais; ao processo de Avaliação Psicoeducacional no Contexto Escolar e as adaptações curriculares de pequeno porte. Busca-se compreender, utilizando-se, para análise e discussão dos resultados, a Análise de Conteúdo de Bardin (2011), como a Avaliação Psicoeducacional no Contexto Escolar promove/sustenta as adaptações curriculares de pequeno porte e qual sua repercussão na prática pedagógica dos professores da Educação Básica. Os resultados encontrados remetem a práticas ainda distantes de uma efetiva inclusão educacional, onde há o distanciamento entre o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e o trabalho do professor do ensino comum, que vê no professor especialista o responsável pela Avaliação Psicoeducacional no Contexto Escolar, não se colocando dentro do processo. Revelam, a importância da formação e capacitação do professor, voltados a inclusão educacional que exige um trabalho compartilhado, onde a finalidade deve ser a educação, em toda sua dinâmica, acreditando que a escola tem como responsabilidade, desenvolver as capacidades acadêmicas, cognitivas, afetivo-emocionais e sociais de todos os alunos com deficiência ou não.

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Biografia do Autor

Elis Regina BRODAY, Universidade Estadual do Centro- Oeste- UNICENTRO

Mestranda no Programa de Pós- graduação em Educação (PPGE), da Universidade Estadual do Centro- Oeste - UNICENTRO, Irati/PR. 

Gilmar de Carvalho CRUZ, Universidade Estadual do Centro- Oeste- UNICENTRO

Doutorado Docente da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) - Irati-PR, Brasil.

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) - Ponta Grossa-PR, Brasil

Khaled Omar Mohamad El TASSA, Universidade Estadual do Centro-Oeste- UNICENTRO

Docente do Curso de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO / Paraná / Brasil.

Doutor em Educação Física – UFPR

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Publicado

2022-09-16

Edição

Seção

Fluxo Contínuo

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