FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAÇÃO EM CONTEXTOS INCLUSIVOS: LICENCIATURAS EM DIÁLOGO(?)
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2015.v2n02.5757Resumen
A pesquisa objetivou analisar seis cursos de Licenciatura, considerando ordenamento legal vigente, e discutir oprocesso de formação proissional docente realizado nesses cursos a partir das expressões de licenciandos sobre suas compreensões de situações de inclusão escolar vivenciadas no campo de estágio. Para tanto foram realizadas análises documentais e constituíramse grupos focais junto aos respectivos cursos de Licenciatura, envolvendo cerca de 120 licenciandos. Os resultados encontrados indicam: a) descompasso entre ordenamento legal e processos formativos; b) licenciandos expressam compreensão de “deiciência”
como obstáculo à atuação proissional em contextos educacionais inclusivos. É necessário intensiicar diálogo entre cursos de Licenciatura para elaboração coletiva de processos formativos que atendam as demandas provocadas pela atuação proissional docente em contextos inclusivos. Cabe ainda aos cursos de Licenciatura colocarem-se também no centro da crítica no que se refere à construção de escolas assentadas em uma perspectiva educacional inclusiva como a que se apresenta em nosso cenário socioeducacional.
Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2016-11-26
Número
Sección
Artigos
Licencia
- Los trabajos publicados en RDPEE son responsabilidad exclusiva de sus autores. Los autores otorgan a la revista el derecho de primera publicación, siendo la obra simultáneamente licenciada bajo la Atribución-CC BY, lo que permite la distribución, remezcla, adaptación y creación a partir de la obra con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Los autores consienten que sus artículos puedan ser incorporados por RDPEE en indexadores y bases de datos actuales o futuros; Los titulares de estos bancos podrán reproducir, transmitir y distribuir los textos, total o parcialmente, en cualquier forma o medio de transmisión electrónica existente o desarrollado en el futuro.
Capas Qualis (2017-2020)
Educación: B1
Cómo citar
CRUZ, Gilmar de Carvalho; SCHNECKENBERG, Marisa; EL TASSA, Khaled Omar Mohamad; CAETANO, Joyce Jaqueline; STEFENON, Daniel Luiz; CIRINO, Rosineide Maria Batista; CAMPOS, Joselaine Aparecida. FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAÇÃO EM CONTEXTOS INCLUSIVOS: LICENCIATURAS EM DIÁLOGO(?). Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 2, n. 02, 2016. DOI: 10.36311/2358-8845.2015.v2n02.5757. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/5757.. Acesso em: 22 nov. 2024.