Um estudo nacional sobre o ensino a distância aplicado em alunos com deficiência auditiva e deficiência visual face à covid-19

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2021.v8n2.p149-160

Palabras clave:

Deficiência Auditiva, Deficiência Visual, Ensino a distância, COVID-19

Resumen

Entre os alunos mais afetados pela COVID-19 estão aqueles que apresentam necessidades educativas especiais, sobretudo, no que concerne o acesso aos recursos tecnológicos necessários à participação no ensino a distância. O presente estudo pretende compreender os recursos tecnológicos existentes, em contexto domiciliário, a alunos com deficiência auditiva e deficiência visual. A amostra é constituída por 68 alunos, com idades compreendidas entre os dois e os dezanove anos, que frequentavam escolas da rede pública em Portugal. Os dados analisados evidenciam que o computador é o equipamento mais presente nos domicílios e, ao nível da internet, a maioria dispõe de uma ligação cuja qualidade varia de média a boa. Relativamente às aulas síncronas, a taxa de frequência variou entre os 60% e os 100%, tendo sido observado um efeito da disponibilidade de recursos sobre o nível de frequência. Este estudo permitiu conhecer a realidade atual, no que diz respeito à capacidade das famílias de crianças com necessidades educativas especiais para proporcionarem os recursos necessários à participação e inclusão dos seus filhos neste modelo de ensino, possibilitando uma intervenção atempada com vista ao sucesso educativo destes alunos.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • João Paulo Saraiva, Universidade do Minho

    Mestre em Ensino  com formação especializada em Educação Especial, pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho. Experiência no apoio a alunos com deficiência auditiva, em contexto de ensino bilíngue em escolas de referência. Autor e coautor de artigos publicados em revistas científicas com revisão por pares na área da Educação Especial. Em termos de interesses de investigação, centram-se, sobretudo, nos processos de aprendizagem da leitura e da escrita, assim como nas questões relacionadas com a influência do bilinguismo/bimodalismo na aprendizagem da matemática em alunos com deficiência auditiva.

  • Anabela Cruz-Santos, Universidade do Minho
    Instituto de Educação, Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial

Referencias

ANDREW, A.; CATTAN, S.; DIAS, M. C.; FARQUHARSON, C. et al. Inequalities in Children’s Experiences of Home Learning during the COVID-19 Lockdown in England. Fiscal studies, 41, n. 3, p. 653–683, 2020.

BOL, T. Inequality in homeschooling during the Corona crisis in the Netherlands. First results from the LISS Panel. First results from the LISS Panel, 2020. Disponível em:

https://doi.org/10.31235/osf.io/hf32q

CHANG, H. N.; GEE, K.; HENNESSY, B.; ALEXANDRO, D. et al. Chronic absence patterns and prediction during covid-19: Insights from connecticut. Connecticut, EUA, 2021. Disponível em: https://www.attendanceworks.org/wp-content/uploads/2019/06/Chronic_Absence_in_CT_062421.pdf. Acesso em: December, 5th.

CHEUNG, S. K. S. A study on the use of mobile devices for distance learning. In: S.K.S., C.;J., F., et al (Ed.). Hybrid Learning. ICHL 2012. Lecture Notes in Computer Science. Berlim, Germany: Springer-Verlag Berlin Heidelberg, 2012. v. 7411. Disponível em:

https://doi.org/https://doi.org/10.1007/978-3-642-32018-7_9

PORTUGAL. Decreto-Lei n.º 14-G/2020, de 13 de abril . Estabelece as medidas excepcionais e temporárias na área da educação, no âmbito da pandemia da doença COVID-19. Diário da República n.º 72/2020, 2.º Suplemento, Série I de 2020- 04-13. Disponível em:

https://dre.pt/dre/legislacao-consolidada/decreto-lei/2020-133723698

PORTUGAL. Decreto n.º 3-C/2021, de 22 de janeiro. Altera a regulamentação do estado de emergência decretado pelo Presidente da República. Diário da República n.º 15/2021, 1.º Suplemento, Série I de 2021-01-22. Disponível em:

https://files.dre.pt/1s/2021/01/01501/0001500049.pdf

DRANE, C.; VERNON, L.; O´SHEA, S. The impact of ´learning at home` on the educational outcomes of vulnerable children in Australia during the COVID-19 pandemic. National Centre for Student Equity in Higher Education. Curtin University, Australia. Perth, WA. 2020. https://www.ncsehe.edu.au/wp-content/uploads/2020/04/NCSEHE_V2_Final_literaturereview-learningathome-covid19-final_30042020.pdf

INÁCIO, Alexandre. Governo distribuiu computadores a 40% dos alunos. Jornal de Notícias, 22 jul. 2021. Nacional. Disponível em:

https://www.jn.pt/nacional/governo-distribuiu-computadores-a-40-dos-alunos-13962248.html.

JIA, L.; SANTI, M. Inclusive education for students with disabilities in the global COVID-19 outbreak emergency: some facts and thoughts from China. Disability & Society, p. 1-5, 2021. Disponível em:

https://www.tandfonline.com/doi/epub/10.1080/09687599.2021.1925226?needAccess=true

KRITZER, K. L.; SMITH, C. E. Educating deaf and hard-of-hearing students during covid-19: What parents need to know. The Hearing Journal, 73, n. 8, p. 32, 2020.

https://doi.org/doi:10.1097/01.HJ.0000695836.90893.20

MAMEDE, R. P.; PEREIRA, M.; SIMÕES, A. Portugal: Uma análise rápida do impacto da COVID-19 na economia e no mercado de trabalho. Organização Internacional do Trabalho. 2020. Disponível em:

https://www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/---europe/---ro-geneva/---ilo-lisbon/documents/publication/wcms_754606.pdf

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. (2020). Universalização da escola digital arranca com a disponibilização de cem mil computadores e de plano de formação. Disponível em:

https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22/comunicacao/comunicado?i=universalizacao-da-escola-digital-arranca-com-a-disponibilizacao-de-cem-mil-computadores-e-de-plano-de-formacao

MUSTAFA, N. Impact of the 2019–20 coronavirus pandemic on education. International Journal of Health Preferences Research, v.5, n. 20, Disponível em:

https://www.researchgate.net/profile/Nasir-Mustafa/publication/340863290_Impact_of_the_2019-20_coronavirus_pandemic_on_education/links/5eb829134585152169c15066/Impact-of-the-2019-20-coronavirus-pandemic-on-education.pdf

Number of COVID-19 vaccine doses administered in Europe as of September 12, 2021, by country. (2021, September 12th.). Disponível em:

https://www.statista.com/statistics/1196071/covid-19-vaccination-rate-in-europe-by-country/

OCDE. (2005). Internet access. Total, % of all households, 2005 – 2020. Disponível em: https://data.oecd.org/ict/internet-access.htm

Painel Serológico Longitudinal COVID-19. (2021). Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes. Disponível em:

https://imm.medicina.ulisboa.pt/pt-pt/novo-coronavirus-sars-cov-2-perguntas-frequentes/#painel-serologico-longitudinal-covid-19

PIETRO, G. D.; BIAGI, F.; COSTA, P.; KARPIŃSKI, Z. et al. The likely impact of COVID-19 on education: Reflections based on the existing literature and recent international datasets. European Union. Luxembourg. 2020. Disponível em:

https://publications.jrc.ec.europa.eu/repository/handle/JRC121071

HARRY, A. Patrinos.O impacto da COVID-19 na educação. Iniciativa Educação, abril de 2021. Secção ED_ON. Disponível em:

https://www.iniciativaeducacao.org/pt/ed-on/ed-on-artigos/o-impacto-da-covid-19-na-educacao

RABIONOVITZ, M. The availability of digital devices and internet connections for distance learning among school-age children. Knesset Research and Information Center. Disponível em: https://m.knesset.gov.il/EN/activity/mmm/TheAvailabilityofDigitalDevices.pdf

Relatório de Vacinação | Portugal | Semana 36. (2021). (Versão Nacional | Dados desde 27/12/2020 até 12/09/2021, Direção-Geral de Saúde. Disponível em:

https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2021/09/Relatório-de-Vacinação-n.o-31.pdf

SARAIVA, J. P.; CRUZ-SANTOS, A. Ensino a distância e necessidades educativas especiais: Caminhos cruzados por uma pandemia. Revista Humanidades e Inovação, 8, n. 45, p. 371-380, 2021. Disponível em:

https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4352

SPEEDTEST. (2021a). Portugal's Mobile and Fixed Broadband Internet Speeds. Disponível em: https://www.speedtest.net/global-index/portugal

SPEEDTEST. (2021b). Speedtest Global Index. Disponível em:

https://www.speedtest.net/global-index

WENCZENOVICZ, T. J. Ensino a distância, dificuldades presenciais: perspectivas em tempos de COVID-19. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 15, n. 4, p. 1750-1768, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.21723/riaee.v15i4.13761

YAZCAYIR, G.; GURGUR, H. Students with Special Needs in Digital Classrooms during the COVID-19 Pandemic in Turkey. Pedagogical Research, 6, n. 1, 2021. Disponível em:

https://doi.org/10.29333/pr/9356

Publicado

2021-12-22

Cómo citar

SARAIVA, João Paulo; CRUZ-SANTOS, Anabela. Um estudo nacional sobre o ensino a distância aplicado em alunos com deficiência auditiva e deficiência visual face à covid-19. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 8, n. 2, p. 149–160, 2021. DOI: 10.36311/2358-8845.2021.v8n2.p149-160. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/12919.. Acesso em: 22 nov. 2024.