Um estudo nacional sobre o ensino a distância aplicado em alunos com deficiência auditiva e deficiência visual face à covid-19
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2021.v8n2.p149-160Palabras clave:
Deficiência Auditiva, Deficiência Visual, Ensino a distância, COVID-19Resumen
Entre os alunos mais afetados pela COVID-19 estão aqueles que apresentam necessidades educativas especiais, sobretudo, no que concerne o acesso aos recursos tecnológicos necessários à participação no ensino a distância. O presente estudo pretende compreender os recursos tecnológicos existentes, em contexto domiciliário, a alunos com deficiência auditiva e deficiência visual. A amostra é constituída por 68 alunos, com idades compreendidas entre os dois e os dezanove anos, que frequentavam escolas da rede pública em Portugal. Os dados analisados evidenciam que o computador é o equipamento mais presente nos domicílios e, ao nível da internet, a maioria dispõe de uma ligação cuja qualidade varia de média a boa. Relativamente às aulas síncronas, a taxa de frequência variou entre os 60% e os 100%, tendo sido observado um efeito da disponibilidade de recursos sobre o nível de frequência. Este estudo permitiu conhecer a realidade atual, no que diz respeito à capacidade das famílias de crianças com necessidades educativas especiais para proporcionarem os recursos necessários à participação e inclusão dos seus filhos neste modelo de ensino, possibilitando uma intervenção atempada com vista ao sucesso educativo destes alunos.
Descargas
Referencias
ANDREW, A.; CATTAN, S.; DIAS, M. C.; FARQUHARSON, C. et al. Inequalities in Children’s Experiences of Home Learning during the COVID-19 Lockdown in England. Fiscal studies, 41, n. 3, p. 653–683, 2020.
BOL, T. Inequality in homeschooling during the Corona crisis in the Netherlands. First results from the LISS Panel. First results from the LISS Panel, 2020. Disponível em:
https://doi.org/10.31235/osf.io/hf32q
CHANG, H. N.; GEE, K.; HENNESSY, B.; ALEXANDRO, D. et al. Chronic absence patterns and prediction during covid-19: Insights from connecticut. Connecticut, EUA, 2021. Disponível em: https://www.attendanceworks.org/wp-content/uploads/2019/06/Chronic_Absence_in_CT_062421.pdf. Acesso em: December, 5th.
CHEUNG, S. K. S. A study on the use of mobile devices for distance learning. In: S.K.S., C.;J., F., et al (Ed.). Hybrid Learning. ICHL 2012. Lecture Notes in Computer Science. Berlim, Germany: Springer-Verlag Berlin Heidelberg, 2012. v. 7411. Disponível em:
https://doi.org/https://doi.org/10.1007/978-3-642-32018-7_9
PORTUGAL. Decreto-Lei n.º 14-G/2020, de 13 de abril . Estabelece as medidas excepcionais e temporárias na área da educação, no âmbito da pandemia da doença COVID-19. Diário da República n.º 72/2020, 2.º Suplemento, Série I de 2020- 04-13. Disponível em:
https://dre.pt/dre/legislacao-consolidada/decreto-lei/2020-133723698
PORTUGAL. Decreto n.º 3-C/2021, de 22 de janeiro. Altera a regulamentação do estado de emergência decretado pelo Presidente da República. Diário da República n.º 15/2021, 1.º Suplemento, Série I de 2021-01-22. Disponível em:
https://files.dre.pt/1s/2021/01/01501/0001500049.pdf
DRANE, C.; VERNON, L.; O´SHEA, S. The impact of ´learning at home` on the educational outcomes of vulnerable children in Australia during the COVID-19 pandemic. National Centre for Student Equity in Higher Education. Curtin University, Australia. Perth, WA. 2020. https://www.ncsehe.edu.au/wp-content/uploads/2020/04/NCSEHE_V2_Final_literaturereview-learningathome-covid19-final_30042020.pdf
INÁCIO, Alexandre. Governo distribuiu computadores a 40% dos alunos. Jornal de Notícias, 22 jul. 2021. Nacional. Disponível em:
https://www.jn.pt/nacional/governo-distribuiu-computadores-a-40-dos-alunos-13962248.html.
JIA, L.; SANTI, M. Inclusive education for students with disabilities in the global COVID-19 outbreak emergency: some facts and thoughts from China. Disability & Society, p. 1-5, 2021. Disponível em:
https://www.tandfonline.com/doi/epub/10.1080/09687599.2021.1925226?needAccess=true
KRITZER, K. L.; SMITH, C. E. Educating deaf and hard-of-hearing students during covid-19: What parents need to know. The Hearing Journal, 73, n. 8, p. 32, 2020.
https://doi.org/doi:10.1097/01.HJ.0000695836.90893.20
MAMEDE, R. P.; PEREIRA, M.; SIMÕES, A. Portugal: Uma análise rápida do impacto da COVID-19 na economia e no mercado de trabalho. Organização Internacional do Trabalho. 2020. Disponível em:
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. (2020). Universalização da escola digital arranca com a disponibilização de cem mil computadores e de plano de formação. Disponível em:
MUSTAFA, N. Impact of the 2019–20 coronavirus pandemic on education. International Journal of Health Preferences Research, v.5, n. 20, Disponível em:
Number of COVID-19 vaccine doses administered in Europe as of September 12, 2021, by country. (2021, September 12th.). Disponível em:
https://www.statista.com/statistics/1196071/covid-19-vaccination-rate-in-europe-by-country/
OCDE. (2005). Internet access. Total, % of all households, 2005 – 2020. Disponível em: https://data.oecd.org/ict/internet-access.htm
Painel Serológico Longitudinal COVID-19. (2021). Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes. Disponível em:
PIETRO, G. D.; BIAGI, F.; COSTA, P.; KARPIŃSKI, Z. et al. The likely impact of COVID-19 on education: Reflections based on the existing literature and recent international datasets. European Union. Luxembourg. 2020. Disponível em:
https://publications.jrc.ec.europa.eu/repository/handle/JRC121071
HARRY, A. Patrinos.O impacto da COVID-19 na educação. Iniciativa Educação, abril de 2021. Secção ED_ON. Disponível em:
https://www.iniciativaeducacao.org/pt/ed-on/ed-on-artigos/o-impacto-da-covid-19-na-educacao
RABIONOVITZ, M. The availability of digital devices and internet connections for distance learning among school-age children. Knesset Research and Information Center. Disponível em: https://m.knesset.gov.il/EN/activity/mmm/TheAvailabilityofDigitalDevices.pdf
Relatório de Vacinação | Portugal | Semana 36. (2021). (Versão Nacional | Dados desde 27/12/2020 até 12/09/2021, Direção-Geral de Saúde. Disponível em:
https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2021/09/Relatório-de-Vacinação-n.o-31.pdf
SARAIVA, J. P.; CRUZ-SANTOS, A. Ensino a distância e necessidades educativas especiais: Caminhos cruzados por uma pandemia. Revista Humanidades e Inovação, 8, n. 45, p. 371-380, 2021. Disponível em:
https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4352
SPEEDTEST. (2021a). Portugal's Mobile and Fixed Broadband Internet Speeds. Disponível em: https://www.speedtest.net/global-index/portugal
SPEEDTEST. (2021b). Speedtest Global Index. Disponível em:
https://www.speedtest.net/global-index
WENCZENOVICZ, T. J. Ensino a distância, dificuldades presenciais: perspectivas em tempos de COVID-19. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 15, n. 4, p. 1750-1768, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.21723/riaee.v15i4.13761
YAZCAYIR, G.; GURGUR, H. Students with Special Needs in Digital Classrooms during the COVID-19 Pandemic in Turkey. Pedagogical Research, 6, n. 1, 2021. Disponível em:
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 REVISTA DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
- Los trabajos publicados en RDPEE son responsabilidad exclusiva de sus autores. Los autores otorgan a la revista el derecho de primera publicación, siendo la obra simultáneamente licenciada bajo la Atribución-CC BY, lo que permite la distribución, remezcla, adaptación y creación a partir de la obra con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Los autores consienten que sus artículos puedan ser incorporados por RDPEE en indexadores y bases de datos actuales o futuros; Los titulares de estos bancos podrán reproducir, transmitir y distribuir los textos, total o parcialmente, en cualquier forma o medio de transmisión electrónica existente o desarrollado en el futuro.
Capas Qualis (2017-2020)
Educación: B1