DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO COLABORATIVO
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2018.v4n1.06.p61Abstract
a formação de professores para a atuação em uma perspectiva inclusiva, seja em escolas regulares ou em instituições especializadas, ainda demanda muita discussão no que se refere ao trabalho desenvolvido com estudantes do público alvo da Educação Especial. De maneira geral, observamos que os profissionais se sentem despreparados para tal atuação, principalmente diante da responsabilidade legal posta pelas atuais políticas educacionais. Desta forma, o presente artigo teve como objetivo discutir, de maneira empírica, as problemáticas identificadas em estudos do Observatório Nacional de Educação Especial, a saber: a) falta de professores especializados; b) insuficiência na formação inicial; c) insuficiência na formação continuada; d) críticas aos processos atuais de formação de professores especializados para a inclusão escolar; e) necessidade de melhorias na qualidade da formação; f) definição de papeis dos educadores; g) condições de trabalho do professor especializado e h) o desafio de aproximar a universidade e os contextos escolares. As discussões presentes na literatura acerca destas temáticas, indicaram o trabalho colaborativo como uma possibilidade na formação de docentes para atuarem na perspectiva inclusiva. Indicaram, ainda, que esse trabalho possibilita o alcance dos aspectos necessários para o desenvolvimento deste trabalho, tais como: tempo, suporte, recursos, pesquisas, monitoramento e persistência na troca de experiências e diálogos, como auxílio para planejar, desenvolver e avaliar os alunos. De forma geral, conclui-se que universidade, escola e família precisam fortalecer suas relações desde a formação docente, visando um trabalho colaborativo que auxilie na inclusão escolar de alunos do público-alvo da Educação Especial.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-09-20
Issue
Section
Artigos
License
- The works published in RDPEE are the sole responsibility of their authors. The authors grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Attribution-CC BY, which allows distribution, remixing, adaptation and creation from the work with recognition of the authorship and initial publication in this journal.
- The authors consent that their articles may be incorporated by RDPEE into indexers and databases that currently exist or may exist in the future; the owners of these databases may reproduce, transmit and distribute the texts, in whole or in part, in any form or means of electronic transmission that exists or may be developed in the future.
Qualis Capes (2017-2020)
Education: B1
How to Cite
CABRAL, Leonardo Santos Amâncio; SILVA, Aline Maira da. DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO COLABORATIVO. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 4, n. 1, 2017. DOI: 10.36311/2358-8845.2018.v4n1.06.p61. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/7330.. Acesso em: 22 nov. 2024.