Cães-guia em contextos educacionais: acessibilidade atitudinal e informacional na perspectiva dos disability studies

ATTITUDINAL AND INFORMATIONAL ACCESSIBILITY FROM THE PERSPECTIVE OF DISABILITY STUDIES

Autores

  • Luisa de Souza Leão ALMEIDA Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região
  • Jairo Maurano MACHADO Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região
  • Leonardo Santos Amâncio CABRAL Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2022.v9n2.p53-70

Palavras-chave:

Educação Especial, Educação Superior, Cão-Guia, Pessoas com Deficiência Visual, Acessibilidade

Resumo

O artigo em tela foi desenvolvido à luz da Teoria Fundamentada dos Dados na perspectiva filosófica e antropológica dos Disability Studies. Como escopo principal, os autores vislumbraram apresentar um panorama analítico-crítico-reflexivo sobre a temática de cães-guia e seus respectivos usuários com deficiência visual, apoiando-se fundamentalmente em algumas evidências empíricas vivenciadas em contextos da Educação Superior. O estudo resgata, ainda, dados públicos, elementos teórico-normativos, sócio-histórico-culturais, científicos, políticos e práticos sobre a temática.

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Biografia do Autor

Luisa de Souza Leão ALMEIDA, Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2019). Mestranda do Programa de Pós-
Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (PPGEEs/UFSCar). Possui
experiência nas seguintes áreas: Psicologia Escolar e Educacional; Psicologia e Inclusão; Psicologia do
Desenvolvimento Humano; Psicologia Clínica; Educação Especial; Acessibilidade e Inclusão no Poder Judiciário. É membro da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal Regional do
Trabalho da 8ª Região.

Jairo Maurano MACHADO, Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região

Possui graduação em Direito pela Universidade de Sorocaba (2011). Ocupa o cargo de Técnico judiciário - Área Administrativa no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região desde junho de 2011,
exercendo a função de Assistente de Juiz desde agosto de 2016. É membro da Comissão Permanente
de Acessibilidade e inclusão daquele órgão, com atuação em ações envolvendo a promoção de
acessibilidade nos sistemas eletrônicos de trabalho e na capacitação de outros servidores usuários de
softwares leitores de tela.

Leonardo Santos Amâncio CABRAL, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos, vinculado ao Departamento de Psicologia e ao quadro permanente de docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. Líder do Grupo de Pesquisa “Identidades, Deficiências, Educação e Acessibilidade”; (GP-IDEA/CNPq). Compõe a diretoria da Associação de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE. Possui Mestrado (2010), Doutorado (2013) e Pós-Doutorado (2015) em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (PPGEEs/UFSCar).

Doutorado Pleno na Universidade de Roma “Foro Italico”; em Culturas, deficiência e inclusão: educação e formação. Titulação Adjunta de “Doctor Europeaus” pela Comissão Europeia. Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia (2007).

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Publicado

2022-12-01

Como Citar

ALMEIDA, L. de S. L., MACHADO, J. M., & CABRAL, L. S. A. (2022). Cães-guia em contextos educacionais: acessibilidade atitudinal e informacional na perspectiva dos disability studies: ATTITUDINAL AND INFORMATIONAL ACCESSIBILITY FROM THE PERSPECTIVE OF DISABILITY STUDIES. Revista Diálogos E Perspectivas Em Educação Especial, 9(2), 53–70. https://doi.org/10.36311/2358-8845.2022.v9n2.p53-70