Cães-guia em contextos educacionais: acessibilidade atitudinal e informacional na perspectiva dos disability studies

ATTITUDINAL AND INFORMATIONAL ACCESSIBILITY FROM THE PERSPECTIVE OF DISABILITY STUDIES

Autores

  • Luisa de Souza Leão ALMEIDA Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região
  • Jairo Maurano MACHADO Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região
  • Leonardo Santos Amâncio CABRAL Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2022.v9n2.p53-70

Palavras-chave:

Educação Especial, Educação Superior, Cão-Guia, Pessoas com Deficiência Visual, Acessibilidade

Resumo

O artigo em tela foi desenvolvido à luz da Teoria Fundamentada dos Dados na perspectiva filosófica e antropológica dos Disability Studies. Como escopo principal, os autores vislumbraram apresentar um panorama analítico-crítico-reflexivo sobre a temática de cães-guia e seus respectivos usuários com deficiência visual, apoiando-se fundamentalmente em algumas evidências empíricas vivenciadas em contextos da Educação Superior. O estudo resgata, ainda, dados públicos, elementos teórico-normativos, sócio-histórico-culturais, científicos, políticos e práticos sobre a temática.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luisa de Souza Leão ALMEIDA, Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região

    Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2019). Mestranda do Programa de Pós-
    Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (PPGEEs/UFSCar). Possui
    experiência nas seguintes áreas: Psicologia Escolar e Educacional; Psicologia e Inclusão; Psicologia do
    Desenvolvimento Humano; Psicologia Clínica; Educação Especial; Acessibilidade e Inclusão no Poder Judiciário. É membro da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal Regional do
    Trabalho da 8ª Região.

  • Jairo Maurano MACHADO, Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região

    Possui graduação em Direito pela Universidade de Sorocaba (2011). Ocupa o cargo de Técnico judiciário - Área Administrativa no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região desde junho de 2011,
    exercendo a função de Assistente de Juiz desde agosto de 2016. É membro da Comissão Permanente
    de Acessibilidade e inclusão daquele órgão, com atuação em ações envolvendo a promoção de
    acessibilidade nos sistemas eletrônicos de trabalho e na capacitação de outros servidores usuários de
    softwares leitores de tela.

  • Leonardo Santos Amâncio CABRAL, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

    Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos, vinculado ao Departamento de Psicologia e ao quadro permanente de docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. Líder do Grupo de Pesquisa “Identidades, Deficiências, Educação e Acessibilidade”; (GP-IDEA/CNPq). Compõe a diretoria da Associação de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE. Possui Mestrado (2010), Doutorado (2013) e Pós-Doutorado (2015) em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (PPGEEs/UFSCar).

    Doutorado Pleno na Universidade de Roma “Foro Italico”; em Culturas, deficiência e inclusão: educação e formação. Titulação Adjunta de “Doctor Europeaus” pela Comissão Europeia. Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia (2007).

Referências

BOUMA, Ester M. C.; VINK; Lonneke M.; DIJKSTRA, Arie. Expectations versus Reality: Long-Term Research on the Dog-Owner Relationship. Animals (Basel), 10(5), 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7278369/. Acesso em: 20 Set. 2022.

BRASIL. Decreto n.º 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm. Acesso em: 17 set 2022.

BRASIL. Decreto n.º 7.612, de 17 de novembro de 2011. Institui o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Plano Viver sem Limite. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7612.htm. Acesso em: 17 set 2022.

BRASIL. Decreto Nº 5.904, de 21 de setembro de 2006. Regulamenta a Lei no 11.126, de 27 de junho de 2005, que dispõe sobre o direito da pessoa com deficiência visual de ingressar e permanecer em ambientes de uso coletivo acompanhada de cão-guia e dá outras providências. Brasília: Casa Civil, 2006.

BRASIL. Lei nº 11.126, de 27 de junho de 2005. Dispõe sobre o direito do portador de deficiência visual de ingressar e permanecer em ambientes de uso coletivo acompanhado de cão-guia. Brasília: Casa Civil, 2005.

CABRAL, Leonardo S. A.; PICCOLO, Gustavo M. Apresentação da Coleção. OMOTE, Sadao; CABRAL, Leonardo Santos Amâncio Cabral (Orgs). Trajetória de Construção de uma Abordagem Social das Deficiências. 1. ed. São Carlos: EdEsp, 2021, v. 1. p. 9-12 p. Coleção Sadao Omote. Disponível em: https://www.edesp.ufscar.br/arquivos/colecoes/sadao-omote/ylivro-v1-trajetoria-de-construcao-de-uma-abordagem-social-da-deficiencia.pdf . Acesso em: 20 set. 2022.

CASALS, Benito Codina. Movilidad con perro-guía : bastón y guía vidente como elementos complementarios de familiarización con nuevos entornos. Integración: revista sobre ceguera y deficiencia visual. 52, 2007, p. 33-37. Disponível em: https://redined.mecd.gob.es/xmlui/handle/11162/23493. Acesso em: 20 Set. 2022.

CASTRO, Oliveiros Barone et al. Percepção auditiva e orientação e mobilidade em pessoas com deficiência visual usuárias de cão-guia. Audiology - Communication Research. v. 25, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2317-6431-2019-2132. Acesso em: 20 Set. 2022.

CORBIN, Juliet. Teoria Fundamentada em Dados. In: SOMEKH, Bridget; LEWIN, Cathy. Teoria e Métodos de Pesquisa Social. Tradução: Ricardo A. Rosenbush. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015. p. 161-165.

DELMANTO, Aline; STREHLAU, Vivian Iara. A escolha de destinos turísticos por pessoas com deficiência visual usuárias de cão-guia: motivações, facilitadores e inibidores da escolha. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 16, 2022. Disponível em: <https://doi.org/10.7784/rbtur.v16.2359>. Acesso em: 20 Set. 2022.

ESPÍRITO SANTO. Lei Nº 7.789, de 08 de junho de 2004. Dispõe sobre o ingresso e permanência de cães-guia em locais públicos e privados. Espírito santo: Assembleia Legislativa, 2004.

GLENK, Lisa Maria; PŘIBYLOVÁ, Lucie; STETINA, Birgit Ursula; DEMIREL, Sami; WEISSENBACHER, Karl. Perceptions on Health Benefits of Guide Dog Ownership in an Austrian Population of Blind People with and without a Guide Dog. Animals (Basel), 9(7), 2019. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31284677/. Acesso em: 20 Set. 2022.

HANASS-HANCOCK, Jill; NENE, Siphumelele; DEGHAYE, Nicola; PILLAY, Simmi. These are not luxuries, it is essential for access to life’: disability related out-of-pocket costs as a driver of economic vulnerability in South Africa. African Journal of Disability, 6 (1), 2017, p. 1-10. Disponível em: https://doi.org/10.4102/ajod.v6i0.280. Acesso em: 20 Set. 2022.

LEITE, Lúcia P.; LACERDA, Cristina B. F.. A construção de uma escala sobre as concepções de deficiência: procedimentos metodológicos. Psicologia USP, 29(3), 2018. p. 432-441. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/154630. Acesso em: 20 set. 2022.

LLOYD, Janice et al. The end of the partnership with a guide dog: emotional responses, effects on quality of life and relationships with subsequent dogs. Frontiers in Veterinary Science, 8, p. 543-463, 2021. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fvets.2021.543463/full. Acesso em: 20 set. 2022.

MACHADO, Jairo M. O direito de ingresso das pessoas com deficiências na Educação Superior: atos e agentes administrativos em tela. Dissertação (Mestrado em Educação Especial). São Carlos: Universidade Federal de São Carlos. Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. 2022. 74f.

MAKEDONSKI, M. J. Maquet; ALVAREZ, L. Figueredo; GARCIA, S. Puza; GUERRERO, N. Romero; CASTILLO, D. Ruiz . Programa para desarrollar el desapego en los cuidadores de perros guías. Revista de Ciencias de la Comunicación e Información, 252, 2020. p. 133-155. Disponível em: https://doi.org/10.35742/rcci.2020.25(2).133-155. Acesso em: 20 Set. 2022.

MEDRANO, Celeste; MARTÍNEZ, Leonardo M. Devenires-perro. Abordajes etnográficos multiespecie en torno a animales de compañía. Tabula Rasa, 40, 2021, p. 11-24. Disponível em: https://revistas.unicolmayor.edu.co/index.php/tabularasa/article/view/1986. Acesso em: 20 Set. 2022.

MUÑOZ, D. A. Pomareda. Constitucionalismo sin reglas: el caso del perro guía. Ius et Veritas, 60, 2020, p. 238-245. Disponível em: https://doi.org/10.18800/iusetveritas.202001.013. Acesso em: 20 Set. 2022.

RAMOS, E. G. Aldana. Discriminación a consumidores con discapacidad visual acompañados por perros guía. Ius et Praxis, 48(49), 2019, p. 67-88. Disponível em: https://doi.org/10.26439/iusetpraxis2018.n48-49.4500. Acesso em: 20 Set. 2022.

RIO GRANDE DO SUL. Lei Nº 11.739, de 13 de janeiro de 2002. Dispõe sobre o ingresso e permanência de cães-guia para pessoas portadoras de deficiência visual nos locais públicos e privados e dá outras providências. Rio Grande do Sul: Assembleia Legislativa, 2002.

SÃO PAULO. Lei nº 10.784, de 16 de abril de 2001. Dispõe sobre o ingresso e permanência de cães-guia em locais públicos e privados. São Paulo: Assembleia Legislativa, 2001.

SOUZA, Magali Dias de; FERREIRA, Luiz Alberto; SILVA, Filomena L. G. R. da. Tecnologia assistiva cães-guia no Brasil: uma ação política orientada à inclusão social de pessoas com deficiência visual. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, 21(2), 2019, p. 362-373. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/13165. Acesso em: 17 set 2022.

VIEIRA, Camila M.; OMOTE, Sadao. Atitudes sociais de professores em relação à inclusão: formação e mudança. Revista Brasileira Educação Especial, 27, 2021. p. 743-758. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/sFZmbYyQZGqzTqBhsDL6NBq/ . Acesso em: 20 set. 2022.

VON DER WEID, Olivia. On the way: Technique, movement and rhythm in the training of guide dogs. (No caminho: Técnica, movimento e ritmo no treinamento de cães-guia). Vibrant: Virtual Brazilian Anthropology, v. 16, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1809-43412019v16d553. Acesso em: 20 Set. 2022.

WIRTH, Kathleen E.; REIN, David B. The economic costs and benefits of dog guides for the blind. Ophthalmic Epidemiol, 15(2), 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1080/09286580801939353. Acesso em: 20 Set. 2022.

Downloads

Publicado

2022-12-01

Como Citar

ALMEIDA, Luisa de Souza Leão; MACHADO, Jairo Maurano; CABRAL, Leonardo Santos Amâncio. Cães-guia em contextos educacionais: acessibilidade atitudinal e informacional na perspectiva dos disability studies: ATTITUDINAL AND INFORMATIONAL ACCESSIBILITY FROM THE PERSPECTIVE OF DISABILITY STUDIES. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 9, n. 2, p. 53–70, 2022. DOI: 10.36311/2358-8845.2022.v9n2.p53-70. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/13762.. Acesso em: 22 nov. 2024.