ESCALA DE ATITUDES SOCIAIS EM RELAÇÃO À INCLUSÃO: VERSÃO ESPECÍFICA PARA CADA CATEGORIA DE DEFICIÊNCIA

Authors

  • Sadao OMOTE
  • Luciana Ramos BALEOTTI
  • Miguel Claudio Moriel CHACON

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2014.v1n01.4032

Abstract

Uma adequada compreensão das atitudes sociais em relação à inclusão faz parte integrante do estudo das condições necessárias para a construção da educação inclusiva. Este estudo teve por objetivo traduzir e adaptar uma escala simples utilizada para a mensuração de atitudes sociais em relação à inclusão de alunos cegos. A partir da tradução foi elaborada uma versão para cada uma das quatro categorias de deiciências: auditiva, física, intelectual e visual. Cada um dos 637 participantes respondeu a uma versão dessa escala e a uma das formas da Escala Likert de Atitudes sociais em relação à Inclusão (ELASI). Esses participantes eram alunos de vários cursos de especialização em Educação Especial ministrados no Estado do Paraná. A maioria era professores da Educação Básica. Os resultados indicaram uma alta correlação entre os escores da ELASI forma A e os de cada uma das versões da escala especíica. Já na forma B não foram encontradas correlações signiicantes em relação às deiciências auditiva e visual. Adicionalmente, a escala foi capaz de identiicar diferenças entre as categorias de deiciências. Análises mais completas e novosestudos são necessários para esclarecer a divergência encontrada entre as formas A e B da ELASI.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Sadao OMOTE

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

  • Luciana Ramos BALEOTTI

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

  • Miguel Claudio Moriel CHACON

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Published

2014-06-06

Issue

Section

Artigos

How to Cite

OMOTE, Sadao; BALEOTTI, Luciana Ramos; CHACON, Miguel Claudio Moriel. ESCALA DE ATITUDES SOCIAIS EM RELAÇÃO À INCLUSÃO: VERSÃO ESPECÍFICA PARA CADA CATEGORIA DE DEFICIÊNCIA. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 1, n. 01, 2014. DOI: 10.36311/2358-8845.2014.v1n01.4032. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/4032.. Acesso em: 22 nov. 2024.

Most read articles by the same author(s)