Dupla excepcionalidade superdotação e TDAH

uma proposta metodológica

Autores

  • Clarissa Maria Marques Ogeda Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Campus de Marília
  • Miguel Claudio Moriel Chacon Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Campus de Marília

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2020.v7n1.p101

Palavras-chave:

Altas habilidades/Superdotação, Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, Dupla Excepcionalidade

Resumo

Na última década constata-se um tímido aumento no número de pesquisas empíricas sobre a relação entre a superdotação e o TDAH. Muitas dessas investigações sugerem que, para além do equívoco diagnóstico, a associação dos dois fenômenos precisa ser considerada; a denominada dupla excepcionalidade. Pensando na possibilidade desse duplo diagnóstico, essa pesquisa toma forma. Trata-se de um recorte do estudo piloto da dissertação de mestrado da primeira autora, e pode ser caracterizada como um estudo metodológico, do tipo estudo de caso quanti-qualitativo. Foram participantes um estudante precoce com comportamento superdotado e seus respectivos pais. O objetivo geral desta pesquisa foi identificar indicadores de Superdotação e TDAH. Os específicos foram: identificar indicadores de Superdotação e de TDAH, pela avaliação dos pais; avaliar o repertório de Habilidades Sociais, pela avaliação dos pais e do protocolo de autoavaliação; realizar uma identificação preliminar de dupla excepcionalidade. Quatro instrumentos de coleta de dados foram selecionados com a finalidade de alcançar nossos objetivos, a saber: a) instrumento para avaliação sociodemográfica; b) instrumento de identificação de indicadores de superdotação; c) instrumento de identificação de sintomas de TDAH e d) instrumento para avaliação das habilidades sociais. Os resultados revelam que o estudante cumpre os critérios de avaliação inicial, tanto do comportamento superdotado quanto do TDAH, além de apresentar déficit acentuado nas Habilidades Sociais e tendência a problemas de comportamento. Diante disso, podemos afirmar que, apesar de não garantir que a dupla excepcionalidade superdotação e TDAH esteja ocorrendo, esta deve ser levada em consideração, em avaliações próximas.

Recebido em: 03 de novembro de 2019
Modificado em: 02 de abril de 2020
Aceito em: 12 de abril de 2020

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Biografia do Autor

  • Clarissa Maria Marques Ogeda, Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Campus de Marília

    Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Campus de Marília (2020), linha Educação Especial. Graduada em Pedagogia pela mesma universidade (2017). Graduanda em Letras pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP).

  • Miguel Claudio Moriel Chacon, Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Campus de Marília

    Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), com Doutorado Sanduíche no Instituto de Ciências Humanas e Sociais - Université Rene Descartes, Paris V, Sorbonne (2000); Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Docente Voluntário do Programa de Pós-Graduação em Educação da FFC - Universidade Estadual Paulista, Marília/SP

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Publicado

2020-06-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

OGEDA, Clarissa Maria Marques; CHACON, Miguel Claudio Moriel. Dupla excepcionalidade superdotação e TDAH: uma proposta metodológica. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 7, n. 1, p. 101–116, 2020. DOI: 10.36311/2358-8845.2020.v7n1.p101. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/9825.. Acesso em: 2 dez. 2024.

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