Dupla excepcionalidade superdotação e TDAH
uma proposta metodológica
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2020.v7n1.p101Palavras-chave:
Altas habilidades/Superdotação, Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, Dupla ExcepcionalidadeResumo
Na última década constata-se um tímido aumento no número de pesquisas empíricas sobre a relação entre a superdotação e o TDAH. Muitas dessas investigações sugerem que, para além do equívoco diagnóstico, a associação dos dois fenômenos precisa ser considerada; a denominada dupla excepcionalidade. Pensando na possibilidade desse duplo diagnóstico, essa pesquisa toma forma. Trata-se de um recorte do estudo piloto da dissertação de mestrado da primeira autora, e pode ser caracterizada como um estudo metodológico, do tipo estudo de caso quanti-qualitativo. Foram participantes um estudante precoce com comportamento superdotado e seus respectivos pais. O objetivo geral desta pesquisa foi identificar indicadores de Superdotação e TDAH. Os específicos foram: identificar indicadores de Superdotação e de TDAH, pela avaliação dos pais; avaliar o repertório de Habilidades Sociais, pela avaliação dos pais e do protocolo de autoavaliação; realizar uma identificação preliminar de dupla excepcionalidade. Quatro instrumentos de coleta de dados foram selecionados com a finalidade de alcançar nossos objetivos, a saber: a) instrumento para avaliação sociodemográfica; b) instrumento de identificação de indicadores de superdotação; c) instrumento de identificação de sintomas de TDAH e d) instrumento para avaliação das habilidades sociais. Os resultados revelam que o estudante cumpre os critérios de avaliação inicial, tanto do comportamento superdotado quanto do TDAH, além de apresentar déficit acentuado nas Habilidades Sociais e tendência a problemas de comportamento. Diante disso, podemos afirmar que, apesar de não garantir que a dupla excepcionalidade superdotação e TDAH esteja ocorrendo, esta deve ser levada em consideração, em avaliações próximas.
Recebido em: 03 de novembro de 2019
Modificado em: 02 de abril de 2020
Aceito em: 12 de abril de 2020
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 REVISTA DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Os trabalhos publicados na RDPEE são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Os autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-CC BY, que permite a distribuição, remixagem, adaptação e criação a partir do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores consentem, que seus artigos podem ser incorporados pela RDPEE em indexadores e bancos de dados atuais existentes ou a existir no futuro; os titulares destes bancos podem reproduzir, transmitir e distribuir os textos, no todo ou em parte, sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro.
Qualis Capes (2017-2020)
Educação: B1