GUIDE DOGS IN EDUCATIONAL CONTEXTS:

ATTITUDINAL AND INFORMATIONAL ACCESSIBILITY FROM THE PERSPECTIVE OF DISABILITY STUDIES

Authors

  • Luisa de Souza Leão ALMEIDA Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região
  • Jairo Maurano MACHADO Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região
  • Leonardo Santos Amâncio CABRAL Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2022.v9n2.p53-70

Keywords:

Special Education, Higher Education, Guide Dog, People with Visual Disability, Accessibility

Abstract

The article in question was developed in the light of Grounded Data Theory in the philosophical and anthropological perspective of Disability Studies. As the main one, to present an analytical-glimpse-reflective panorama on a guide-guidance theme and its respective users with visual objectives, targeted by some authors, supported by higher education contexts. The study also rescues public data, theoretical-normative, socio-historical-cultural, scientific, political and practical elements on the subject.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Luisa de Souza Leão ALMEIDA, Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região

    Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2019). Mestranda do Programa de Pós-
    Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (PPGEEs/UFSCar). Possui
    experiência nas seguintes áreas: Psicologia Escolar e Educacional; Psicologia e Inclusão; Psicologia do
    Desenvolvimento Humano; Psicologia Clínica; Educação Especial; Acessibilidade e Inclusão no Poder Judiciário. É membro da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal Regional do
    Trabalho da 8ª Região.

  • Jairo Maurano MACHADO, Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região

    Possui graduação em Direito pela Universidade de Sorocaba (2011). Ocupa o cargo de Técnico judiciário - Área Administrativa no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região desde junho de 2011,
    exercendo a função de Assistente de Juiz desde agosto de 2016. É membro da Comissão Permanente
    de Acessibilidade e inclusão daquele órgão, com atuação em ações envolvendo a promoção de
    acessibilidade nos sistemas eletrônicos de trabalho e na capacitação de outros servidores usuários de
    softwares leitores de tela.

  • Leonardo Santos Amâncio CABRAL, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

    Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos, vinculado ao Departamento de Psicologia e ao quadro permanente de docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. Líder do Grupo de Pesquisa “Identidades, Deficiências, Educação e Acessibilidade”; (GP-IDEA/CNPq). Compõe a diretoria da Associação de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE. Possui Mestrado (2010), Doutorado (2013) e Pós-Doutorado (2015) em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (PPGEEs/UFSCar).

    Doutorado Pleno na Universidade de Roma “Foro Italico”; em Culturas, deficiência e inclusão: educação e formação. Titulação Adjunta de “Doctor Europeaus” pela Comissão Europeia. Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia (2007).

References

BOUMA, Ester M. C.; VINK; Lonneke M.; DIJKSTRA, Arie. Expectations versus Reality: Long-Term Research on the Dog-Owner Relationship. Animals (Basel), 10(5), 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7278369/. Acesso em: 20 Set. 2022.

BRASIL. Decreto n.º 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm. Acesso em: 17 set 2022.

BRASIL. Decreto n.º 7.612, de 17 de novembro de 2011. Institui o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Plano Viver sem Limite. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7612.htm. Acesso em: 17 set 2022.

BRASIL. Decreto Nº 5.904, de 21 de setembro de 2006. Regulamenta a Lei no 11.126, de 27 de junho de 2005, que dispõe sobre o direito da pessoa com deficiência visual de ingressar e permanecer em ambientes de uso coletivo acompanhada de cão-guia e dá outras providências. Brasília: Casa Civil, 2006.

BRASIL. Lei nº 11.126, de 27 de junho de 2005. Dispõe sobre o direito do portador de deficiência visual de ingressar e permanecer em ambientes de uso coletivo acompanhado de cão-guia. Brasília: Casa Civil, 2005.

CABRAL, Leonardo S. A.; PICCOLO, Gustavo M. Apresentação da Coleção. OMOTE, Sadao; CABRAL, Leonardo Santos Amâncio Cabral (Orgs). Trajetória de Construção de uma Abordagem Social das Deficiências. 1. ed. São Carlos: EdEsp, 2021, v. 1. p. 9-12 p. Coleção Sadao Omote. Disponível em: https://www.edesp.ufscar.br/arquivos/colecoes/sadao-omote/ylivro-v1-trajetoria-de-construcao-de-uma-abordagem-social-da-deficiencia.pdf . Acesso em: 20 set. 2022.

CASALS, Benito Codina. Movilidad con perro-guía : bastón y guía vidente como elementos complementarios de familiarización con nuevos entornos. Integración: revista sobre ceguera y deficiencia visual. 52, 2007, p. 33-37. Disponível em: https://redined.mecd.gob.es/xmlui/handle/11162/23493. Acesso em: 20 Set. 2022.

CASTRO, Oliveiros Barone et al. Percepção auditiva e orientação e mobilidade em pessoas com deficiência visual usuárias de cão-guia. Audiology - Communication Research. v. 25, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2317-6431-2019-2132. Acesso em: 20 Set. 2022.

CORBIN, Juliet. Teoria Fundamentada em Dados. In: SOMEKH, Bridget; LEWIN, Cathy. Teoria e Métodos de Pesquisa Social. Tradução: Ricardo A. Rosenbush. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015. p. 161-165.

DELMANTO, Aline; STREHLAU, Vivian Iara. A escolha de destinos turísticos por pessoas com deficiência visual usuárias de cão-guia: motivações, facilitadores e inibidores da escolha. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 16, 2022. Disponível em: <https://doi.org/10.7784/rbtur.v16.2359>. Acesso em: 20 Set. 2022.

ESPÍRITO SANTO. Lei Nº 7.789, de 08 de junho de 2004. Dispõe sobre o ingresso e permanência de cães-guia em locais públicos e privados. Espírito santo: Assembleia Legislativa, 2004.

GLENK, Lisa Maria; PŘIBYLOVÁ, Lucie; STETINA, Birgit Ursula; DEMIREL, Sami; WEISSENBACHER, Karl. Perceptions on Health Benefits of Guide Dog Ownership in an Austrian Population of Blind People with and without a Guide Dog. Animals (Basel), 9(7), 2019. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31284677/. Acesso em: 20 Set. 2022.

HANASS-HANCOCK, Jill; NENE, Siphumelele; DEGHAYE, Nicola; PILLAY, Simmi. These are not luxuries, it is essential for access to life’: disability related out-of-pocket costs as a driver of economic vulnerability in South Africa. African Journal of Disability, 6 (1), 2017, p. 1-10. Disponível em: https://doi.org/10.4102/ajod.v6i0.280. Acesso em: 20 Set. 2022.

LEITE, Lúcia P.; LACERDA, Cristina B. F.. A construção de uma escala sobre as concepções de deficiência: procedimentos metodológicos. Psicologia USP, 29(3), 2018. p. 432-441. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/154630. Acesso em: 20 set. 2022.

LLOYD, Janice et al. The end of the partnership with a guide dog: emotional responses, effects on quality of life and relationships with subsequent dogs. Frontiers in Veterinary Science, 8, p. 543-463, 2021. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fvets.2021.543463/full. Acesso em: 20 set. 2022.

MACHADO, Jairo M. O direito de ingresso das pessoas com deficiências na Educação Superior: atos e agentes administrativos em tela. Dissertação (Mestrado em Educação Especial). São Carlos: Universidade Federal de São Carlos. Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. 2022. 74f.

MAKEDONSKI, M. J. Maquet; ALVAREZ, L. Figueredo; GARCIA, S. Puza; GUERRERO, N. Romero; CASTILLO, D. Ruiz . Programa para desarrollar el desapego en los cuidadores de perros guías. Revista de Ciencias de la Comunicación e Información, 252, 2020. p. 133-155. Disponível em: https://doi.org/10.35742/rcci.2020.25(2).133-155. Acesso em: 20 Set. 2022.

MEDRANO, Celeste; MARTÍNEZ, Leonardo M. Devenires-perro. Abordajes etnográficos multiespecie en torno a animales de compañía. Tabula Rasa, 40, 2021, p. 11-24. Disponível em: https://revistas.unicolmayor.edu.co/index.php/tabularasa/article/view/1986. Acesso em: 20 Set. 2022.

MUÑOZ, D. A. Pomareda. Constitucionalismo sin reglas: el caso del perro guía. Ius et Veritas, 60, 2020, p. 238-245. Disponível em: https://doi.org/10.18800/iusetveritas.202001.013. Acesso em: 20 Set. 2022.

RAMOS, E. G. Aldana. Discriminación a consumidores con discapacidad visual acompañados por perros guía. Ius et Praxis, 48(49), 2019, p. 67-88. Disponível em: https://doi.org/10.26439/iusetpraxis2018.n48-49.4500. Acesso em: 20 Set. 2022.

RIO GRANDE DO SUL. Lei Nº 11.739, de 13 de janeiro de 2002. Dispõe sobre o ingresso e permanência de cães-guia para pessoas portadoras de deficiência visual nos locais públicos e privados e dá outras providências. Rio Grande do Sul: Assembleia Legislativa, 2002.

SÃO PAULO. Lei nº 10.784, de 16 de abril de 2001. Dispõe sobre o ingresso e permanência de cães-guia em locais públicos e privados. São Paulo: Assembleia Legislativa, 2001.

SOUZA, Magali Dias de; FERREIRA, Luiz Alberto; SILVA, Filomena L. G. R. da. Tecnologia assistiva cães-guia no Brasil: uma ação política orientada à inclusão social de pessoas com deficiência visual. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, 21(2), 2019, p. 362-373. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/13165. Acesso em: 17 set 2022.

VIEIRA, Camila M.; OMOTE, Sadao. Atitudes sociais de professores em relação à inclusão: formação e mudança. Revista Brasileira Educação Especial, 27, 2021. p. 743-758. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/sFZmbYyQZGqzTqBhsDL6NBq/ . Acesso em: 20 set. 2022.

VON DER WEID, Olivia. On the way: Technique, movement and rhythm in the training of guide dogs. (No caminho: Técnica, movimento e ritmo no treinamento de cães-guia). Vibrant: Virtual Brazilian Anthropology, v. 16, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1809-43412019v16d553. Acesso em: 20 Set. 2022.

WIRTH, Kathleen E.; REIN, David B. The economic costs and benefits of dog guides for the blind. Ophthalmic Epidemiol, 15(2), 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1080/09286580801939353. Acesso em: 20 Set. 2022.

Published

2022-12-01

How to Cite

ALMEIDA, Luisa de Souza Leão; MACHADO, Jairo Maurano; CABRAL, Leonardo Santos Amâncio. GUIDE DOGS IN EDUCATIONAL CONTEXTS: : ATTITUDINAL AND INFORMATIONAL ACCESSIBILITY FROM THE PERSPECTIVE OF DISABILITY STUDIES. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 9, n. 2, p. 53–70, 2022. DOI: 10.36311/2358-8845.2022.v9n2.p53-70. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/13762.. Acesso em: 22 nov. 2024.