Transtorno de Déficit de Atenção-Hiperatividade

concepções de futuros professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2447-780X.2024.v10.e024004

Palavras-chave:

Hiperatividade , Concepções , Estudantes , Transtorno de Déficit de Atenção

Resumo

Apesar dos termos “dificuldade de aprendizagem” e “transtorno de aprendizagem” não serem assuntos de discussões recentes, ainda existem alguns equívocos em relação a esses termos, inclusive entre profissionais da área da Educação. Nesse sentido, esse estudo teve como objetivo analisar as concepções de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) de estudantes do curso de Pedagogia. Para tal, foi desenvolvido um questionário com questões que contemplaram não apenas a temática estudada, mas também a relação com a dificuldade de aprendizagem e as noções de identificação. O instrumento de coleta de dados ainda permite que o participante mencione o quanto se sente preparado para atuar com um aluno com o transtorno. Participaram do estudo 33 estudantes, sendo alunos do primeiro e do quarto anos, regularmente matriculados no curso de Pedagogia de uma Instituição Pública de Ensino Superior. Os resultados demonstram que os estudantes têm dificuldade em conceituar tanto o que é Transtorno de Atenção (TDA) quanto o que é Hiperatividade. As respostas dos participantes foram redundantes, trazendo sempre o aspecto de dificuldade de concentração e/ou foco. Tampouco conseguiram relacionar o TDAH como um Transtorno de Aprendizagem. Além disso, 86% desses alunos ainda não se sentem preparados para trabalhar com esse público e tiveram dificuldades em apresentar possíveis estratégias. Tais dados reforçam a importância não apenas de mais estudos nessa área, mas especialmente que a temática seja contemplada na Formação de Professores, de modo a minorar tais dificuldades de conceituação, bem como de planejamento de atuação junto ao futuro alunado.

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Biografia do Autor

  • Larissa Pereira Batista, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

    Pedagoga pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), “Júlio Mesquita Filho” (FFC), Câmpus de Marília. 

  • Maewa Martina Gomes da Silva e Souza, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

    Maewa Martina Gomes da Silva e Souza é professora assistente junto ao Departamento de Educação e Desenvolvimento Humano da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Câmpus de Marília/SP. Pedagoga com habilitação em Deficiência Intelectual (Unesp), Psicopedagoga Clínica e Institucional (Indep), Especialista em Atendimento Educacional Especializado (Unesp), Mestra e Doutora na linha de Educação Especial pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Câmpus de Marília/SP. Vice-líder do Grupo de Pesquisa “Diferença, Desvio e Estigma”.

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Publicado

2024-09-09

Como Citar

PEREIRA BATISTA, Larissa; GOMES DA SILVA E SOUZA, Maewa Martina. Transtorno de Déficit de Atenção-Hiperatividade: concepções de futuros professores. Revista do Instituto de Políticas Públicas de Marília, Marília, SP, v. 10, p. e024004, 2024. DOI: 10.36311/2447-780X.2024.v10.e024004. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/RIPPMAR/article/view/16597.. Acesso em: 3 dez. 2024.