Metodologias ativas e sua contribuição no ensino de administração rural de nível técnico
DOI:
https://doi.org/10.36311/2447-780X.2020.v6.n2.05.p63Palavras-chave:
Educação Profissionalizante, Ensino Técnico, Metodologias Ativas, Processo de Ensino-aprendizagemResumo
A adoção de metodologias ativas na sala de aula dos cursos técnicos permite transformar um ensino tido como tradicional, baseado na transmissão de conteúdo pelo professor, em disciplinas interativas, mais proveitosas, mantendo o aluno como protagonista do processo de ensino-aprendizagem. O presente estudo teve como objetivo propor o uso de metodologias ativas no ensino da disciplina de Administração Rural no curso técnico subsequente em Agropecuária do IFCE, campus Boa Viagem, no intuito de contribuir para a melhoria dos processos de ensino-aprendizagem. O trabalho foi desenvolvido através da realização de coletas de materiais bibliográficos publicados entre os anos de 2010 a 2020, disponíveis na web, durante os meses de agosto a outubro de 2020, utilizando bases de dados online, como Scientific Eletronic Library Online (SCIELO) e Google Acadêmico, assim como e-books, dissertações e teses, selecionando metodologias ativas possíveis de serem utilizadas na disciplina de Administração Rural. Dentre as diferentes metodologias ativas estudadas, foram selecionadas seis metodologias que mais se destacam no contexto da disciplina: estudo de caso, métodos de projetos, aprendizagem baseada em problemas, sala de aula invertida (flippedclassroom), aprendizagem por pares (peerinstruction) e grupos operativos. Diversas são as metodologias ativas possíveis de serem utilizadas na disciplina de Administração Rural do curso técnico subsequente em Agropecuária, em que a escolha da metodologia mais apropriada ou a associação de diferentes metodologias dependerá da disponibilidade das ferramentas necessárias, do tempo para execução e da contextualização do conteúdo por parte do docente da disciplina.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista do Instituto de Políticas Públicas de Marília
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O documento publicado passa a ser propriedade do periódico RIPPMar, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a licença Creative Commons CC BY adotada pelo periódico, devendo ser consignada a fonte de publicação original. Não são cobradas taxas de submissão, avaliação ou editoração.