Ensino de história e cultura afro-brasileira e a desconstrução do racismo na educação

Autores

  • Laleska Vitória Cabral UNIVERSIDADE ESTADUAL “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS - CAMPUS DE MARÍLIA
  • Maria Valéria Barbosa Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, na Faculdade de Filosofia e Ciências, Campus de Marília

DOI:

https://doi.org/10.36311/2447-780X.2020.v6.n1.05.p51

Palavras-chave:

Educação, lei 10.639/03, Ensino de história e cultura afro-brasileira

Resumo

A lei 10.639/03 foi implantada a partir de intensa mobilização dos movimentos negros no decorrer de muitos anos de luta, colocou como obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira em escolas públicas e particulares do Ensino Fundamental ao Médio. Sendo a educação um suporte social e político para a sociedade. Cabe indagar: de que modo a educação se faz contribuinte para a desconstrução do racismo na sociedade? Para o desenvolvimento da proposta foi realizada uma pesquisa qualitativa bibliográfica, com abordagens relacionadas a instituição da lei 10.639/03 com base nas responsabilidades da educação e dos professores. Foi realizado um estudo de campo com uma turma de quinto ano, de uma escola de Ensino Fundamental I, para que possa ser verificado em aulas de história, o desenvolvimento da temática. Para obtenção dos resultados do trabalho, foram realizadas análises de desenhos dos alunos, questionários com professores e alunos e observações das práticas.

 

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Biografia do Autor

Laleska Vitória Cabral, UNIVERSIDADE ESTADUAL “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS - CAMPUS DE MARÍLIA

 Formada em Pedagogia pela Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília.

Maria Valéria Barbosa, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, na Faculdade de Filosofia e Ciências, Campus de Marília

Professora assistente doutora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, nos cursos de Ciências Sociais e Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais.

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Publicado

2020-12-03

Como Citar

Cabral, L. V., & Barbosa, M. V. (2020). Ensino de história e cultura afro-brasileira e a desconstrução do racismo na educação. Revista Do Instituto De Políticas Públicas De Marília, 6(1), 51–68. https://doi.org/10.36311/2447-780X.2020.v6.n1.05.p51

Edição

Seção

Artigos do Dossiê

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