Educação especial no Brasil: os primeiros passos e seus princípios norteadores
DOI:
https://doi.org/10.36311/2447-780X.2019.v5n2.09.p103Palabras clave:
História da Educação Especial, Higienismo, Escola Nova, Pedagogia CientíficaResumen
O presente trabalho busca relacionar o contexto histórico e as influências ideológicas que circundavam a criação das primeiras experiências em educação especial formal no Brasil. Para tanto, utilizou-se o levantamento realizado por Gilberta Jannuzzi em sua obra A Educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI, com ênfase para o período da Primeira República. No contexto analisado, a partir de revisão bibliográfica, foi possível verificar que esse cenário sofreu forte influência das ideias liberais, do cientificismo, escolanovismo, higienismo, eugenismo e pedagogia científica. Percebeu-se expressiva influência do poder médico no que se refere a determinação de padrões de normalidade, saúde e loucura e na organização interna das escolas e concepção das bases para educação especial.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Revista do Instituto de Políticas Públicas de Marília
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
El documento publicado pasa a ser propiedad de la revista RIPPMar, quedando su reimpresión total o parcial sujeta a la licencia Creative Commons CC BY adoptada por la revista, debiendo citarse la fuente original de publicación. No se cobran tarifas de envío, evaluación o edición.