Formação para o desenvolvimento humano no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.36311/2447-780X.2019.v5n2.05.p51Palabras clave:
Educação Desenvolvimental, Ensino Superior, DidáticaResumen
Das diversas pesquisas feitas em educação, poucas buscam modificar áreas de práticas cristalizadas como a docência no ensino superior fora das licenciaturas. Este trabalho busca mostrar a relevância da atenção a esse setor, uma vez que o ensino superior atual forma uma geração de profissionais atuantes na gestão e manutenção da produção no sistema capitalista. Para aqueles que pretendem avançar a sociedade para além do capital, é imprescindível que as classes intermediárias dos trabalhadores sejam transformadas. Assim, apresentamos a necessidade da atuação na classe de trabalhadores da Engenharia como exemplo de “mão de obra qualificada” que reproduz a lógica do capital. Em seguida apontamos a possibilidade de atuação nessa classe através dos cursos de formação profissional, ou seja, preparar a classe para outra forma de atuação. Por fim, apontamos a maneira de modificar essa formação, qual seja, através da didática baseada na Teoria Histórico-Cultural.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Revista do Instituto de Políticas Públicas de Marília
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
El documento publicado pasa a ser propiedad de la revista RIPPMar, quedando su reimpresión total o parcial sujeta a la licencia Creative Commons CC BY adoptada por la revista, debiendo citarse la fuente original de publicación. No se cobran tarifas de envío, evaluación o edición.