A convergência dos modelos pedagógicos de Tomás de Aquino e Paulo Freire

Autores/as

  • Eloi Maia de Oliveira Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) – UNESP/campus de Marília

DOI:

https://doi.org/10.36311/2447-780X.2019.v5n2.08.p93

Palabras clave:

Thomás de Aquino, Questões disputadas, Paulo Freire, Diálogo

Resumen

O objetivo desse artigo é expor brevemente possíveis convergências entre o modelo pedagógico de Tomás de Aquino e o de Paulo Freire. Mesmo com séculos que separam esses dois pensadores, podemos observar através de seus objetivos filosóficos, em relação ao ensino aprendizagem, aproximações de suas didáticas e fins da educação. Tomás, com o advento das universidades no século XIII, apresenta o modelo das chamadas questões disputadas que valoriza o conhecimento externo e o real diálogo com as diversas áreas do conhecimento em busca da realidade verdadeira; E em Paulo Freire notamos a valorização do diálogo entre o educador e o educando para o aprendizado significativo e libertador. Ambos os pensadores, frutos do seu tempo e do seu contexto histórico, abordam semelhantes metodologias e preocupações com a educação, sendo ela, a possibilidade de empoderamento para mudar a realidade do mundo.

 

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Eloi Maia de Oliveira, Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) – UNESP/campus de Marília

    Mestre em Filosofia – PPGFIL (UNESP/Marília). Doutorando em Educação – PPGE (UNESP/Marília). Professor da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo na disciplina de Filosofia no Programa de Ensino Integral (PEI) da E.E. Edson Vianei Alves. Vice-presidente do Conselho Municipal de Educação de Marília/ SP

Publicado

2019-12-20

Número

Sección

Artículos del Dossier

Cómo citar

DE OLIVEIRA, Eloi Maia. A convergência dos modelos pedagógicos de Tomás de Aquino e Paulo Freire. Revista do Instituto de Políticas Públicas de Marília, Marília, SP, v. 5, n. 2, p. 93–102, 2019. DOI: 10.36311/2447-780X.2019.v5n2.08.p93. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/RIPPMAR/article/view/8779.. Acesso em: 21 nov. 2024.