O ensino religioso, a filosofia e a história da educação brasileira

Autores/as

  • Danilo Nobre dos Santos Faculdade João Paulo II, FAJOPA

DOI:

https://doi.org/10.36311/2447-780X.2019.v5n2.03.p25

Palabras clave:

Educação, Ensino Religioso, Currículo, História da Educação

Resumen

Pretendemos analisar o problema da disciplina Ensino Religioso em seus aspectos legais e curriculares na história da educação brasileira, mediante sua estruturação metodológica, bem como seus processos de constituição, identificação e interação de seus temas em diferentes contextos educacionais. Ao abordarmos este problema, identificamos interesses econômicos e políticos diversos e algumas vezes, desencontrados, opiniões dispersas, discussões e tendências, bem como julgamentos em relação a algumas práticas, além de certa falta de informação referente a esta temática e sua conceituação, no que se refere também à própria realidade e a necessidade dos educandos. Consideramos o aspecto legal e curricular do Ensino Religioso um assunto delicado e complexo, mas ao mesmo tempo, pertinente e de interesse para a compreensão da história da própria educação brasileira, fazendo-se necessário um aprofundamento adequado na legislação sobre ele, a fim de contribuirmos para um verdadeiro esclarecimento quanto a possíveis reducionismos que podem ocorrer em torno do estudo do fenômeno religioso, do discurso sobre Deus e da experiência cultural-religiosa de um povo. Deste modo, nosso intento assenta-se na observação dos vínculos existentes entre educação e doutrina religiosa e em que medida os conteúdos legais e curriculares adotados até o presente momento, considerando todas as reformas promovidas, contribuem, reforçam ou corrigem as disparidades que eventualmente podem ainda estar ocorrendo, com as novidades da Base Nacional Comum Curricular brasileira.

 

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Danilo Nobre dos Santos, Faculdade João Paulo II, FAJOPA

    Docente na Faculdade João Paulo II, FAJOPA, Brasil. Doutorando em Educação (Filosofia e História da Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE – Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC - Universidade Estadual Paulista - UNESP – Marília/SP – Faculdade de Filosofia e Letras.

Publicado

2019-12-20

Número

Sección

Artículos del Dossier

Cómo citar

SANTOS, Danilo Nobre dos. O ensino religioso, a filosofia e a história da educação brasileira. Revista do Instituto de Políticas Públicas de Marília, Marília, SP, v. 5, n. 2, p. 25–40, 2019. DOI: 10.36311/2447-780X.2019.v5n2.03.p25. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/RIPPMAR/article/view/8770.. Acesso em: 21 nov. 2024.