O ensino religioso, a filosofia e a história da educação brasileira

Autores

  • Danilo Nobre dos Santos Faculdade João Paulo II, FAJOPA

DOI:

https://doi.org/10.36311/2447-780X.2019.v5n2.03.p25

Palavras-chave:

Educação, Ensino Religioso, Currículo, História da Educação

Resumo

Pretendemos analisar o problema da disciplina Ensino Religioso em seus aspectos legais e curriculares na história da educação brasileira, mediante sua estruturação metodológica, bem como seus processos de constituição, identificação e interação de seus temas em diferentes contextos educacionais. Ao abordarmos este problema, identificamos interesses econômicos e políticos diversos e algumas vezes, desencontrados, opiniões dispersas, discussões e tendências, bem como julgamentos em relação a algumas práticas, além de certa falta de informação referente a esta temática e sua conceituação, no que se refere também à própria realidade e a necessidade dos educandos. Consideramos o aspecto legal e curricular do Ensino Religioso um assunto delicado e complexo, mas ao mesmo tempo, pertinente e de interesse para a compreensão da história da própria educação brasileira, fazendo-se necessário um aprofundamento adequado na legislação sobre ele, a fim de contribuirmos para um verdadeiro esclarecimento quanto a possíveis reducionismos que podem ocorrer em torno do estudo do fenômeno religioso, do discurso sobre Deus e da experiência cultural-religiosa de um povo. Deste modo, nosso intento assenta-se na observação dos vínculos existentes entre educação e doutrina religiosa e em que medida os conteúdos legais e curriculares adotados até o presente momento, considerando todas as reformas promovidas, contribuem, reforçam ou corrigem as disparidades que eventualmente podem ainda estar ocorrendo, com as novidades da Base Nacional Comum Curricular brasileira.

 

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Biografia do Autor

Danilo Nobre dos Santos, Faculdade João Paulo II, FAJOPA

Docente na Faculdade João Paulo II, FAJOPA, Brasil. Doutorando em Educação (Filosofia e História da Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE – Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC - Universidade Estadual Paulista - UNESP – Marília/SP – Faculdade de Filosofia e Letras.

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Publicado

2019-12-20

Como Citar

Santos, D. N. dos. (2019). O ensino religioso, a filosofia e a história da educação brasileira. Revista Do Instituto De Políticas Públicas De Marília, 5(2), 25–40. https://doi.org/10.36311/2447-780X.2019.v5n2.03.p25

Edição

Seção

Artigos do Dossiê