Avaliação dos índices de evasão e permanência
um estudo de caso no curso técnico em aquicultura
DOI:
https://doi.org/10.36311/2447-780X.2021.v7.n1.p55-66Palabras clave:
Educação, Ensino, Evasão, ÍndicesResumen
A evasão de alunos é um fenômeno que tem merecido a atenção de pesquisadores e gestores da educação, sendo constantemente noticiadas informações sobre o número de alunos concludentes cada vez menor. O objetivo deste trabalho foi avaliar e comparar os índices de evasão e permanência do curso técnico em aquicultura, campus Morada Nova, antes e após a mudança de modalidade de ensino. Os discentes foram separados em dois grupos: alunos que entraram no curso na modalidade concomitante (período de 2012.1 – 2015.2) versus alunos que entraram no curso na modalidade subsequente (período de 2017.1 – atual). Durante a oferta do curso na modalidade concomitante, 122 alunos dos 199 que se matricularam abandonaram, representando uma evasão de 61,30%. Após a mudança para a modalidade subsequente, essa taxa caiu para 45,61%, apresentando 52 discentes desistentes de um total de 114 matrículas realizadas. Por ter uma abordagem exploratória, nossos resultados conseguiu mensurar a taxa de evasão, porém é apenas um primeiro passo para entender e compreender quais são os agentes causais deste fenômeno. A partir de uma visão clara e precisa da real situação institucional em termos de indicadores de evasão, é possível traçar estratégias de como lidar com as questões postas.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista do Instituto de Políticas Públicas de Marília
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
El documento publicado pasa a ser propiedad de la revista RIPPMar, quedando su reimpresión total o parcial sujeta a la licencia Creative Commons CC BY adoptada por la revista, debiendo citarse la fuente original de publicación. No se cobran tarifas de envío, evaluación o edición.