Relato de experiência: as aulas práticas no aprendizado dos alunos da disciplina de reprodução e inseminação artificial
DOI:
https://doi.org/10.36311/2447-780X.2020.v6.n2.03.p25Palabras clave:
aula prática, habilidades, zootecniaResumen
No processo de ensino-aprendizagem as atividades práticas ganham destaque, pois permitem a observação e aplicação de conhecimentos técnicos de uma forma que não seria possível esta experiência apenas com a teoria. Determinados conteúdos ministrados abrangem conceitos e técnicas difíceis de serem compreendidos apenas na teoria, mesmo ao se utilizar outros recursos como vídeos e estudos de caso, além disso, certas habilidades só podem ser desenvolvidas ou aprimoradas por meio das aulas práticas. Isso é perceptível dentro da disciplina de Reprodução e Inseminação Artificial do curso de Bacharelado em Zootecnia. O objetivo do trabalho é relatar uma experiência de aula prática na disciplina de Reprodução e Inseminação Artificial do curso de Bacharelado em Zootecnia e a percepção da importância dessas práticas pelos alunos. O método adotado no presente projeto é a descrição da realização de uma aula prática e apresentação dos relatos dos alunos por meio dos relatórios de aula prática elaborados por eles. Os resultados mostram que a aula prática proporciona um ambiente favorável à participação e interação entre os alunos, de forma que em algum momento da mesma houve a participação de 100% da turma. Esta abordagem permite ainda o desenvolvimento de habilidades técnicas requeridas para a formação do futuro profissional bacharel em Zootecnia. Assim, aula prática no laboratório de Biotecnologia da Reprodução pode ser conifgurada como uma ferramenta metodológica exitosa na disciplina de Reprodução e Inseminação Artificial.
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