Relato de experiência: as aulas práticas no aprendizado dos alunos da disciplina de reprodução e inseminação artificial
DOI:
https://doi.org/10.36311/2447-780X.2020.v6.n2.03.p25Palavras-chave:
aula prática, habilidades, zootecniaResumo
No processo de ensino-aprendizagem as atividades práticas ganham destaque, pois permitem a observação e aplicação de conhecimentos técnicos de uma forma que não seria possível esta experiência apenas com a teoria. Determinados conteúdos ministrados abrangem conceitos e técnicas difíceis de serem compreendidos apenas na teoria, mesmo ao se utilizar outros recursos como vídeos e estudos de caso, além disso, certas habilidades só podem ser desenvolvidas ou aprimoradas por meio das aulas práticas. Isso é perceptível dentro da disciplina de Reprodução e Inseminação Artificial do curso de Bacharelado em Zootecnia. O objetivo do trabalho é relatar uma experiência de aula prática na disciplina de Reprodução e Inseminação Artificial do curso de Bacharelado em Zootecnia e a percepção da importância dessas práticas pelos alunos. O método adotado no presente projeto é a descrição da realização de uma aula prática e apresentação dos relatos dos alunos por meio dos relatórios de aula prática elaborados por eles. Os resultados mostram que a aula prática proporciona um ambiente favorável à participação e interação entre os alunos, de forma que em algum momento da mesma houve a participação de 100% da turma. Esta abordagem permite ainda o desenvolvimento de habilidades técnicas requeridas para a formação do futuro profissional bacharel em Zootecnia. Assim, aula prática no laboratório de Biotecnologia da Reprodução pode ser conifgurada como uma ferramenta metodológica exitosa na disciplina de Reprodução e Inseminação Artificial.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista do Instituto de Políticas Públicas de Marília
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O documento publicado passa a ser propriedade do periódico RIPPMar, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a licença Creative Commons CC BY adotada pelo periódico, devendo ser consignada a fonte de publicação original. Não são cobradas taxas de submissão, avaliação ou editoração.