Fundamentos de uma educação Ética e Tecnológica

Autores

  • Guery Tã Baute e Silva Unesp - Faculdade de Ciências e Engenharias - FCE Campus de Tupã
  • Manuel João Mungulume Universidade Pedagógica Moçambique

DOI:

https://doi.org/10.36311/2447-780X.2019.v5n2.07.p79

Palavras-chave:

Educação, Ética, Técnica, Natureza

Resumo

Os problemas das sociedades contemporâneas estão cada vez mais complexos de modo que, muitos deles, não podem ser solucionados pela educação tecnicista vigente. Este trabalho utiliza-se de uma revisão bibliográfica para transportar o problema tecnológico para o plano da consciência moral, de modo a construir um nível social responsável em relação aos problemas trazidas pela técnica. Para isso, buscou-se nesse trabalho primeiramente explanar sobre o desenvolvimento para uma educação técnica e departamentalização pautada na fragmentação do conhecimento. Em seguida foi demonstrado o impacto das tecnologias na vida social e ambiental em que fica evidente o mal que o ser humano faz a terra com a poluição e sua forma de viver. Depois o trabalho apresenta a superação da técnica pela natureza, onde a mundialização da economia coloca em risco não apenas a natureza, mas a também a ligação filosófica entre natureza o homem. Por fim, esse trabalho discorre sobre a emergência de um pensamento “ecologizante” libertador para a solução dos problemas complexos da sociedade contemporânea. Como base são utilizadas as perspectivas educacionais de Edgar Morin (2002) e Paulo Freire (1999).

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Guery Tã Baute e Silva, Unesp - Faculdade de Ciências e Engenharias - FCE Campus de Tupã

    Graduada em Administração pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho FCE – UNESP/ TUPÃ (2017). Pesquisadora voluntário do Instituto Federal de São Paulo e Mestranda em Agronegócio e Desenvolvimento FCE – UNESP/TUPÃ.

  • Manuel João Mungulume, Universidade Pedagógica Moçambique

    Licenciado em Ensino de Filosofia pela Universidade Pedagógica - Moçambique, Moçambique (2016). Mestrando em Educação PPGE – FFC – UNESP/MARÍLIA.

Downloads

Publicado

2019-12-20

Edição

Seção

Artigos de Dossiê

Como Citar

Fundamentos de uma educação Ética e Tecnológica. (2019). Revista Do Instituto De Políticas Públicas De Marília, 5(2), 79-92. https://doi.org/10.36311/2447-780X.2019.v5n2.07.p79