Fundamentos de uma educação Ética e Tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.36311/2447-780X.2019.v5n2.07.p79Palabras clave:
Educação, Ética, Técnica, NaturezaResumen
Os problemas das sociedades contemporâneas estão cada vez mais complexos de modo que, muitos deles, não podem ser solucionados pela educação tecnicista vigente. Este trabalho utiliza-se de uma revisão bibliográfica para transportar o problema tecnológico para o plano da consciência moral, de modo a construir um nível social responsável em relação aos problemas trazidas pela técnica. Para isso, buscou-se nesse trabalho primeiramente explanar sobre o desenvolvimento para uma educação técnica e departamentalização pautada na fragmentação do conhecimento. Em seguida foi demonstrado o impacto das tecnologias na vida social e ambiental em que fica evidente o mal que o ser humano faz a terra com a poluição e sua forma de viver. Depois o trabalho apresenta a superação da técnica pela natureza, onde a mundialização da economia coloca em risco não apenas a natureza, mas a também a ligação filosófica entre natureza o homem. Por fim, esse trabalho discorre sobre a emergência de um pensamento “ecologizante” libertador para a solução dos problemas complexos da sociedade contemporânea. Como base são utilizadas as perspectivas educacionais de Edgar Morin (2002) e Paulo Freire (1999).
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Revista do Instituto de Políticas Públicas de Marília
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
El documento publicado pasa a ser propiedad de la revista RIPPMar, quedando su reimpresión total o parcial sujeta a la licencia Creative Commons CC BY adoptada por la revista, debiendo citarse la fuente original de publicación. No se cobran tarifas de envío, evaluación o edición.