Educação especial no Brasil: os primeiros passos e seus princípios norteadores

Autores

  • Bruna Carla de Carvalho Amaral Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) – UNESP/campus de Marília

DOI:

https://doi.org/10.36311/2447-780X.2019.v5n2.09.p103

Palavras-chave:

História da Educação Especial, Higienismo, Escola Nova, Pedagogia Científica

Resumo

O presente trabalho busca relacionar o contexto histórico e as influências ideológicas que circundavam a criação das primeiras experiências em educação especial formal no Brasil. Para tanto, utilizou-se o levantamento realizado por Gilberta Jannuzzi em sua obra A Educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI, com ênfase para o período da Primeira República. No contexto analisado, a partir de revisão bibliográfica, foi possível verificar que esse cenário sofreu forte influência das ideias liberais, do cientificismo, escolanovismo, higienismo, eugenismo e pedagogia científica. Percebeu-se expressiva influência do poder médico no que se refere a determinação de padrões de normalidade, saúde e loucura e na organização interna das escolas e concepção das bases para educação especial.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Bruna Carla de Carvalho Amaral, Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) – UNESP/campus de Marília

Licenciada em História pela Universidade Estadual de Campinas e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação pela “Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho” (Unesp – FFC - Câmpus de Marília)

Downloads

Publicado

2019-12-20

Como Citar

Carvalho Amaral, B. C. de. (2019). Educação especial no Brasil: os primeiros passos e seus princípios norteadores. Revista Do Instituto De Políticas Públicas De Marília, 5(2), 103–116. https://doi.org/10.36311/2447-780X.2019.v5n2.09.p103

Edição

Seção

Artigos do Dossiê