Educação especial no Brasil: os primeiros passos e seus princípios norteadores

Autores

  • Bruna Carla de Carvalho Amaral Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) – UNESP/campus de Marília

DOI:

https://doi.org/10.36311/2447-780X.2019.v5n2.09.p103

Palavras-chave:

História da Educação Especial, Higienismo, Escola Nova, Pedagogia Científica

Resumo

O presente trabalho busca relacionar o contexto histórico e as influências ideológicas que circundavam a criação das primeiras experiências em educação especial formal no Brasil. Para tanto, utilizou-se o levantamento realizado por Gilberta Jannuzzi em sua obra A Educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI, com ênfase para o período da Primeira República. No contexto analisado, a partir de revisão bibliográfica, foi possível verificar que esse cenário sofreu forte influência das ideias liberais, do cientificismo, escolanovismo, higienismo, eugenismo e pedagogia científica. Percebeu-se expressiva influência do poder médico no que se refere a determinação de padrões de normalidade, saúde e loucura e na organização interna das escolas e concepção das bases para educação especial.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Bruna Carla de Carvalho Amaral, Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) – UNESP/campus de Marília

    Licenciada em História pela Universidade Estadual de Campinas e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação pela “Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho” (Unesp – FFC - Câmpus de Marília)

Downloads

Publicado

2019-12-20

Edição

Seção

Artigos de Dossiê

Como Citar

CARVALHO AMARAL, Bruna Carla de. Educação especial no Brasil: os primeiros passos e seus princípios norteadores. Revista do Instituto de Políticas Públicas de Marília, Marília, SP, v. 5, n. 2, p. 103–116, 2019. DOI: 10.36311/2447-780X.2019.v5n2.09.p103. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/RIPPMAR/article/view/8826.. Acesso em: 19 nov. 2024.