O enunciado concreto sobre a avaliação para o cotidiano da escola Egídia Cavalcante Chagas
DOI:
https://doi.org/10.33027/2447-780X.2018.v4.n2.08.p85Palavras-chave:
Avaliação, Enunciado Concreto, ResponsividadeResumo
O presente artigo é um esforço para compreensão dos discursos que caracterizam a avaliação do rendimento escolar para o cotidiano da escola Egídia Cavalcante Chagas. Com base nas reflexões de Bakhtin (2003) e Bakhtin/Voloshinov (2002), o objetivo é realizar uma reflexão sobre discursos enunciados concretamente por sujeitos que vivenciam a avaliação no contexto de uma escola pública da educação básica. A metodologia de trabalho é a revisão crítica a partir de conceitos como responsividade e enunciado concreto. O trabalho conclui que os discursos materializados como enunciados concretos por professores e alunos da escola Egídia revelam dissonâncias que precisam ser analisadas para que a avaliação seja percebida como parte do processo de ensino-aprendizagem contemporâneo.
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