EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA PERSPECTIVA DE GÊNERO E SEXUALIDADES: A ATUAÇÃO DA MEDIAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL PÚBLICA PAULISTA

Autores

  • Matheus Estevão Ferreira da SILVA
  • Talita Santana MACIEL
  • Tânia Suely Antonelli Marcelino BRABO

DOI:

https://doi.org/10.33027/2447-780X.2016.v2.n2.02.p9

Palavras-chave:

Educação, Direitos humanos, Gênero, Sexualidades, Mediação

Resumo

Este artigo, desenvolvido mediante revisão bibliográfica e documental, integra-se à pesquisa “Mediação, direitos humanos e cidadania: políticas educacionais, concepções e ações em escolas públicas estaduais paulistas e espanholas”, correspondendo à contextualização e reflexão teórica do papel da mediação docente na educação em direitos humanos na perspectiva de gênero, especificadamente, na Educação Infantil. Assim, traz-se a historicidade e a construção da categoria social gênero como um dos agentes de otimização e progresso do tratamento aplicado à diversidade humana, como sustentação da afirmação e cumprimentos dos direitos humanos dos sujeitos protagonizados por tal categoria. Realizou-se um resgate histórico do desenvolvimento da categoria de gênero ao longo dos anos para, em seguida, contextualizar com a promulgação da Declaração Universal dos Direitos Humanos e o compromisso do Brasil com o cumprimento de suas diretrizes e da educação em direitos humanos e, finalmente, expor e analisar as correspondências da proposta de mediação nas escolas públicas do estado de São Paulo com a educação em direitos humanos, bem como as implicações de gênero na gestão de conflitos. Ressalta-se que a transformação social contida na categoria de gênero e todo o aparato teórico-prático que este carrega, estudado e desenvolvido em bases científicas, atinge valores e comportamentos, reproduzidos cultural e historicamente, internalizados nas relações sociais e que, a partir destes, gênero propõe uma mudança, o nascimento de uma cultura em/para direitos humanos que respeite e preze as diferenças, na qual a mediação, e a educação como um todo, possui função primordial na formação de pessoas em valores humanos.

Submissão: 2017-03-25

Aceite: 2017-08-10

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Biografia do Autor

  • Matheus Estevão Ferreira da SILVA

    Graduando em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP-FFC-Campus de Marília). matheus.estevao2@hotmail.com

  • Talita Santana MACIEL

    Pedagoga e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP-FFC-Campus de Marília). Integrante do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania de Marília (NUDHUC) e do grupo de pesquisa e estudos NUDISE - Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual na Escola. E-mail: talita.s.maciel@hotmail.com

  • Tânia Suely Antonelli Marcelino BRABO

    Pós-doutorado em Educação pela Universidade do Minho, Braga-Portugal. Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de Valência-Espanha. Doutorado em Sociologia pela FFLCH-USP. Mestre em Educação pela UNESP- FFC-Campus de Marília. E-mail: tamb@terra.com.br

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Publicado

2017-10-24

Edição

Seção

Artigos de Dossiê

Como Citar

SILVA, Matheus Estevão Ferreira da; MACIEL, Talita Santana; BRABO, Tânia Suely Antonelli Marcelino. EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA PERSPECTIVA DE GÊNERO E SEXUALIDADES: A ATUAÇÃO DA MEDIAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL PÚBLICA PAULISTA. Revista do Instituto de Políticas Públicas de Marília, Marília, SP, v. 2, n. 2, p. 9–30, 2017. DOI: 10.33027/2447-780X.2016.v2.n2.02.p9. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/RIPPMAR/article/view/7380.. Acesso em: 13 out. 2024.