A qualidade do ensino remoto nas escolas técnicas do Vale do Paraíba-SP
percepções docentes em destaque
DOI:
https://doi.org/10.36311/2447-780X.2023.v9.e023004Palavras-chave:
Qualidade na educação , Ensino remoto, Docência, Tecnologias digitaisResumo
Este artigo tem por objetivo compreender as percepções de docentes em relação à qualidade do ensino remoto, mediado por tecnologias digitais, em escolas técnicas de nível médio e públicas de nove cidades localizadas na região do Vale do Paraíba, interior paulista, Brasil. A pesquisa foi desenvolvida a partir de um estudo caso com a aplicação de um questionário online para 156 docentes que atuaram durante a pandemia da Covid-19, em 2020. Os dados obtidos foram organizados e discutidos a partir de três eixos analíticos, sendo eles: 1) Qualidade do ensino remoto; 2) O uso de tecnologias digitais na educação; 3) Interações nas aulas em tempos de pandemia. Os resultados demonstraram que o ensino remoto nas escolas técnicas em destaque foi considerado adequado e regular, na percepção dos(as) docentes participantes. Na mesma direção, eles(as) apontaram que o uso das tecnológicas digitais e uma prática respaldada por metodologias ativas foram fundamentais para a realização das aulas remotas, apesar de que muitos desafios como a interação entre docente-estudante, ficaram a desejar. Portanto, a partir das percepções de docentes, conclui-se que esta pesquisa traz reflexões que podem contribuir na tessitura de indicadores e dimensões que auxiliem na análise da qualidade da educação e elaboração de políticas públicas educacionais, em tempos de incertezas, medos e cuidados à vida – tempos de pandemia/pós-pandemia.
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