A qualidade do ensino remoto nas escolas técnicas do Vale do Paraíba-SP

percepções docentes em destaque

Autores

  • Flavio Santiago Universidade Federal de Juiz de Fora, MG / Universidade de São Paulo, SP, Brasil
  • Daniele Cristine May Silva MUST University
  • Taís Aparecida de Moura Universidade Estadual de Minas Gerais - UEMG

DOI:

https://doi.org/10.36311/2447-780X.2023.v9.e023004

Palavras-chave:

Qualidade na educação , Ensino remoto, Docência, Tecnologias digitais

Resumo

Este artigo tem por objetivo compreender as percepções de docentes em relação à qualidade do ensino remoto, mediado por tecnologias digitais, em escolas técnicas de nível médio e públicas de nove cidades localizadas na região do Vale do Paraíba, interior paulista, Brasil. A pesquisa foi desenvolvida a partir de um estudo caso com a aplicação de um questionário online para 156 docentes que atuaram durante a pandemia da Covid-19, em 2020. Os dados obtidos foram organizados e discutidos a partir de três eixos analíticos, sendo eles: 1) Qualidade do ensino remoto; 2) O uso de tecnologias digitais na educação; 3) Interações nas aulas em tempos de pandemia. Os resultados demonstraram que o ensino remoto nas escolas técnicas em destaque foi considerado adequado e regular, na percepção dos(as) docentes participantes. Na mesma direção, eles(as) apontaram que o uso das tecnológicas digitais e uma prática respaldada por metodologias ativas foram fundamentais para a realização das aulas remotas, apesar de que muitos desafios como a interação entre docente-estudante, ficaram a desejar. Portanto, a partir das percepções de docentes, conclui-se que esta pesquisa traz reflexões que podem contribuir na tessitura de indicadores e dimensões que auxiliem na análise da qualidade da educação e elaboração de políticas públicas educacionais, em tempos de incertezas, medos e cuidados à vida – tempos de pandemia/pós-pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Flavio Santiago, Universidade Federal de Juiz de Fora, MG / Universidade de São Paulo, SP, Brasil

É autor do livro infantil A família de Francisco, pesquisador em nível de pós-doutorado na Universidade Federal de Juiz de Fora.  Realizou estágio de pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (USP), doutor em Educação na linha Ciências Sociais e Educação (2019) pela Universidade Estadual de Campinas com estágio na Università degli Studi di Milano Bicocca, Itália - com bolsa FAPESP , mestrado em educação na linha Ciências Sociais também pela UNICAMP - com bolsa CAPES, especialista em Administração Escolar, Supervisão e Orientação pela UNIMAIS (2021), Pedagogo pela Universidade Federal de São Carlos UFSCAR (2011), Geógrafo pela Faculdade Única (2021). Atualmente é pesquisador no Grupo de Estudos e Pesquisa Sociologia da Infância e Educação Infantil (GEPSI/ USP) e no Grupo de Pesquisas e Estudos em Geografia da Infância (GRUPEGI), também é professor de educação básica.

Daniele Cristine May Silva, MUST University

Mestrado em Tecnologias Emergentes na Educação (MUST University). Etec Professor José Sant'Ana de Castro: Cruzeiro.

Taís Aparecida de Moura , Universidade Estadual de Minas Gerais - UEMG

Professora efetiva do Departamento de Educação (DEduc), sendo que atua no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), unidade acadêmica de Passos. Graduada em Pedagogia pela UFSCar – São Carlos (2011, bolsista Pibid), Mestra em Educação Escolar pela UNESP – Araraquara (2016, bolsista CPNq), Doutora em Educação pela UNICAMP (2021). Tem experiência como professora na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. É líder do grupo de estudo e pesquisa GIIL (Grupo de Investigação de Infâncias e Linguagens). Atua com temas relacionados à leitura, escrita, arte-educação, mídias-educação, infâncias e docências. Atualmente é Professora Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ/UEMG). Além disso, encontra-se na presidência do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Pedagogia/UEMG/Passos.

Downloads

Publicado

2023-09-15

Como Citar

Santiago, F., Cristine May Silva, D., & Aparecida de Moura , T. (2023). A qualidade do ensino remoto nas escolas técnicas do Vale do Paraíba-SP: percepções docentes em destaque. Revista Do Instituto De Políticas Públicas De Marília, 9, e023004. https://doi.org/10.36311/2447-780X.2023.v9.e023004

Edição

Seção

Artigos