Do gerencialismo ao construtivismo

uma revisão histórica da participação social nas avaliações de políticas públicas

Autores

  • Nicole Stephanie Florentino de Sousa Carvalho Universidade Federal do Ceará
  • Gil Célio de Castro Cardoso Universidade Federal do Ceará
  • Antônio Jackson Alcântara Frota Universidade de Fortaleza
  • Paulo Torres Junior Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.36311/2447-780X.2023.v9.e023005

Palavras-chave:

Avaliação de Políticas Públicas, Construtivismo, Avaliação de 4ª Geração

Resumo

A pesquisa apresenta o itinerário de construção das principais perspectivas de avaliação de políticas públicas, enfatizando suas especificidades no processo de incorporação do debate político no Brasil, trazendo, por fim, a avaliação construtivista de 4ª geração como uma alternativa aos métodos hegemônicos, que se apresenta como uma ferramenta apta para investigar a realidade, tendo na participação social seu elemento fundante de investigação. Justifica-se na necessidade de se apresentar novos formatos do fazer avaliativo, a partir de um paradigma voltado à realidade do sujeito inserido dentro da política. A metodologia utilizada foi a indutiva, tendo como ênfase o método histórico descritivo e a pesquisa bibliográfica. Nas considerações finais, são apresentadas impressões acerca desse fazer avaliativo, relacionando sua relevância para a compreensão das realidades avaliadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Nicole Stephanie Florentino de Sousa Carvalho, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (PRODEMA/UFC). Mestra em Avaliação de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará (PPGAPP/UFC). Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará. É pesquisadora, membro do Núcleo de Pesquisa em Economia do Mar (NEMA) da FEAAC/UFC.

Gil Célio de Castro Cardoso, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Ciências Sociais (Desenvolvimento Regional) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e em Economia (Economia e Empresa) pela Universidad Autónoma de Madrid. Mestre em Educação (Educação Popular) pela Universidade Federal da Paraíba e em Economia (Desenvolvimento Econômico e Políticas Públicas) pela Universidade Autônoma de Madrid. Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará. Realizou estágio de pós-doutorado no Institut des Hautes Etudes de L'Amérique Latine da Université Paris III (Sorbonne Nouvelle) e no Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília. Atualmente é professor associado da Universidade de Brasília, exercendo lotação provisória na Universidade Federal do Ceará.

Antônio Jackson Alcântara Frota, Universidade de Fortaleza

Pós-doutorado em Avaliação de Políticas Públicas (PPGAPP) pela Universidade Federal do Ceará. Doutor e Mestre em Administração de Empresas (PPGA) pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Especialista em Assessoria Executiva em Gestão Pública e Privada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), em Filosofia pela Faculdade Católica de Fortaleza e em Teologia pelo Instituto Santo Tomás de Aquino.

Paulo Torres Junior, Universidade Estadual do Ceará

Doutorando em Administração - PPGA/UECE. Mestre em Avaliação de Políticas Públicas - PPGAPP/UFC.
Advogado especialista em Direito Público e Administrador. Pesquisador dos laboratórios de Economia Azul (BLUELAB) e Gestão da Tecnologia da Inovação e de Cidades (GESTIC) e professor da Universidade Estadual do Ceará.

Downloads

Publicado

2023-11-24

Como Citar

Carvalho, N. S. F. de S., Cardoso, G. C. de C., Frota, A. J. A., & Torres Junior, P. (2023). Do gerencialismo ao construtivismo: uma revisão histórica da participação social nas avaliações de políticas públicas. Revista Do Instituto De Políticas Públicas De Marília, 9, e023005. https://doi.org/10.36311/2447-780X.2023.v9.e023005

Edição

Seção

Artigos