O processo de Iniciação às Ciências na Educação Infantil

concepções de uma professora

Autores

  • Tatiana Schneider Vieira de Moraes FFC - UNESP de Marília
  • Débora Vanessa Camargo Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP de Marília
  • Elieuza Aparecida de Lima Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP de Marília

DOI:

https://doi.org/10.36311/2447-780X.2022.n1.p35

Palavras-chave:

Educação, Educação Infantil, Iniciação às Ciências, Teoria Histórico-Cultural

Resumo

As crianças se mostram curiosas em relação aos elementos pertencentes ao seu entorno por meio das experiências ou vivências do dia a dia com pessoas circundantes e, desde pequenas, são capazes de se envolver com elementos próprios do “fazer científico”. Os aportes da Teoria Histórico-Cultural apresentam um caminho possível para superar premissas equivocadas sobre a inserção de elementos científicos na infância, bem como sinalizam possibilidades para o engajamento das crianças pequenas com a formação de bases para o pensamento científico. Com esta perspectiva, nesta exposição são socializados resultados de pesquisa, cujo objetivo foi compreender como o(a) professor(a) da Educação Infantil concebe o processo de Iniciação às Ciências na infância, bem como tecer considerações sobre os aspectos essenciais dos processos pedagógicos efetivados com as crianças. Para efetividade da pesquisa qualitativa, os dados foram produzidos a partir de uma entrevista com uma professora da Educação Infantil e organizados com base na proposição de eixos temáticos de análise: 1) Atuação e formação inicial; 2) Referencial teórico adotado; 3) Avaliação da incorporação dos princípios das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil; 4) Estrutura da escola e organização dos espaços utilizados; 5) Material didático; 6) Planejamento municipal e das professoras; 7) Proposições/intervenções com situações educativas que envolvam Ciências e 8) Avaliação sobre o envolvimento das crianças com as ações propostas. Os resultados conquistados sinalizam a articulação entre as áreas das Ciências, Educação Infantil e Teoria Histórico-Cultural como potencial para a formação humana da criança pequena, tendo a iniciação às Ciências como possibilidade para a efetividade desse complexo processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Tatiana Schneider Vieira de Moraes, FFC - UNESP de Marília

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, IB, Campus de Botucatu, Mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP de São Paulo. Professora Assistente Doutor junto ao Departamento de Didática, FFC, Campus de Marília. Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos sobre Alfabetização Científica (GEPAC) e membro do Grupo de Estudos e de Pesquisa em Especificidades da Docência na Educação Infantil (GEPEDEI).

Débora Vanessa Camargo, Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP de Marília

Pedagoga - Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP de Marília

Mestranda do Programa de Pós-Graduação - Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP de Marília

Participante do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Especificidades da Docência na Educação Infantil (GEPEDEI)

Elieuza Aparecida de Lima, Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP de Marília

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), FFC, Campus de Marília, SP e Livre-Docente em Educação Infantil junto ao Departamento de Didática da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), FFC, Campus de Marília, SP. Professora Associada junto ao Departamento de Didática e ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp, FFC, Campus de Marília, SP. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Especificidades da Docência na Educação Infantil (GEPEDEI) e Membro do Grupo de Pesquisa “Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural”.

Downloads

Publicado

2022-08-09

Como Citar

Schneider Vieira de Moraes, T., Vanessa Camargo, D., & de Lima, E. A. (2022). O processo de Iniciação às Ciências na Educação Infantil: concepções de uma professora. Revista Do Instituto De Políticas Públicas De Marília, 8(1), 35–58. https://doi.org/10.36311/2447-780X.2022.n1.p35

Edição

Seção

Artigos