O processo de Iniciação às Ciências na Educação Infantil
concepções de uma professora
DOI:
https://doi.org/10.36311/2447-780X.2022.n1.p35Palavras-chave:
Educação, Educação Infantil, Iniciação às Ciências, Teoria Histórico-CulturalResumo
As crianças se mostram curiosas em relação aos elementos pertencentes ao seu entorno por meio das experiências ou vivências do dia a dia com pessoas circundantes e, desde pequenas, são capazes de se envolver com elementos próprios do “fazer científico”. Os aportes da Teoria Histórico-Cultural apresentam um caminho possível para superar premissas equivocadas sobre a inserção de elementos científicos na infância, bem como sinalizam possibilidades para o engajamento das crianças pequenas com a formação de bases para o pensamento científico. Com esta perspectiva, nesta exposição são socializados resultados de pesquisa, cujo objetivo foi compreender como o(a) professor(a) da Educação Infantil concebe o processo de Iniciação às Ciências na infância, bem como tecer considerações sobre os aspectos essenciais dos processos pedagógicos efetivados com as crianças. Para efetividade da pesquisa qualitativa, os dados foram produzidos a partir de uma entrevista com uma professora da Educação Infantil e organizados com base na proposição de eixos temáticos de análise: 1) Atuação e formação inicial; 2) Referencial teórico adotado; 3) Avaliação da incorporação dos princípios das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil; 4) Estrutura da escola e organização dos espaços utilizados; 5) Material didático; 6) Planejamento municipal e das professoras; 7) Proposições/intervenções com situações educativas que envolvam Ciências e 8) Avaliação sobre o envolvimento das crianças com as ações propostas. Os resultados conquistados sinalizam a articulação entre as áreas das Ciências, Educação Infantil e Teoria Histórico-Cultural como potencial para a formação humana da criança pequena, tendo a iniciação às Ciências como possibilidade para a efetividade desse complexo processo.
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