Violência de gênero

práticas do/no currículo de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do ACRE

Autores

  • Adriane Corrêa da SILVA UFAC
  • Anderson Pereira EVANGELISTA
  • Luciana Zardo PADOVANI

DOI:

https://doi.org/10.36311/2447-780X.2022.v8esp2.p83

Palavras-chave:

Violência de Gênero. Formação de Professores. Educação Física. Ufac.

Resumo

O presente artigo possui a temática da violência de gênero nas universidades brasileiras, que vem ganhando espaço nas discussões e publicações científicas. Tendo a Universidade Federal do Acre (Ufac) e, mais especificamente, o curso de Licenciatura em Educação Física (LEF) como contexto de produção, o objetivo deste estudo é propiciar maior visibilidade ao assunto, analisando o contingente discursivo de base documental e de experiências, o qual compreende os seguintes desdobramentos para violência de gênero - violência física, psicológica, sexual e qualquer tipo de discriminação sociocultural. Como subsídio para as análises, optamos pelo estudo de caso, por se tratar de uma questão emergente na contemporaneidade. Sendo assim, após o contato com os textos acessados (PPC de LEF e registros/ocorrências), notamos um silenciamento concernente à violência  de gênero. Tal constatação nos leva a presumir que, na instituição em questão, há a efetivação da naturalização dos discursos heteronormativos da sociedade patriarcal. Isso devido ao processo de apagamento das diferenças de gênero e sexualidades no curso de LEF, demonstrada na ausência de estranhamento nos discursos, quando se referem ao tema, além da falta de acolhimento em relação às ocorrências.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Adriane Corrêa da SILVA, UFAC

    Doutoranda no programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc/SC); Integrante do Grupo de Pesquisa ITINERA - Ufsc. Professora Adjunta da Universidade Federal do Acre (Ufac/AC) do Centro de Ciências da Saúde e do Desporto; Líder do Grupo de Pesquisa LEPEF-EdSaLa - Link de acesso: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3131273318150860.

  • Anderson Pereira EVANGELISTA

    Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Acre (PPGE/UFAC). Integrante do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Física, Educação, Saúde e Lazer-(LEPEF-EdSaLa) – Link de acesso: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3131273318150860.

  • Luciana Zardo PADOVANI

    Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande (Furg/RS). Integrante do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Física, Educação, Saúde e Lazer-(LEPEF-EdSaLa) – Link de acesso: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3131273318150860.

Downloads

Publicado

2022-11-18

Como Citar

SILVA, Adriane Corrêa da; EVANGELISTA, Anderson Pereira; PADOVANI, Luciana Zardo. Violência de gênero: práticas do/no currículo de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do ACRE. Revista do Instituto de Políticas Públicas de Marília, Marília, SP, v. 8, p. 83–96, 2022. DOI: 10.36311/2447-780X.2022.v8esp2.p83. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/RIPPMAR/article/view/13344.. Acesso em: 19 nov. 2024.