Violência de gênero
práticas do/no currículo de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do ACRE
DOI:
https://doi.org/10.36311/2447-780X.2022.v8esp2.p83Palavras-chave:
Violência de Gênero. Formação de Professores. Educação Física. Ufac.Resumo
O presente artigo possui a temática da violência de gênero nas universidades brasileiras, que vem ganhando espaço nas discussões e publicações científicas. Tendo a Universidade Federal do Acre (Ufac) e, mais especificamente, o curso de Licenciatura em Educação Física (LEF) como contexto de produção, o objetivo deste estudo é propiciar maior visibilidade ao assunto, analisando o contingente discursivo de base documental e de experiências, o qual compreende os seguintes desdobramentos para violência de gênero - violência física, psicológica, sexual e qualquer tipo de discriminação sociocultural. Como subsídio para as análises, optamos pelo estudo de caso, por se tratar de uma questão emergente na contemporaneidade. Sendo assim, após o contato com os textos acessados (PPC de LEF e registros/ocorrências), notamos um silenciamento concernente à violência de gênero. Tal constatação nos leva a presumir que, na instituição em questão, há a efetivação da naturalização dos discursos heteronormativos da sociedade patriarcal. Isso devido ao processo de apagamento das diferenças de gênero e sexualidades no curso de LEF, demonstrada na ausência de estranhamento nos discursos, quando se referem ao tema, além da falta de acolhimento em relação às ocorrências.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista do Instituto de Políticas Públicas de Marília
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O documento publicado passa a ser propriedade do periódico RIPPMar, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a licença Creative Commons CC BY adotada pelo periódico, devendo ser consignada a fonte de publicação original. Não são cobradas taxas de submissão, avaliação ou editoração.