Violência de gênero

práticas do/no currículo de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do ACRE

Autores/as

  • Adriane Corrêa da SILVA UFAC
  • Anderson Pereira EVANGELISTA
  • Luciana Zardo PADOVANI

DOI:

https://doi.org/10.36311/2447-780X.2022.v8esp2.p83

Palabras clave:

Violência de Gênero. Formação de Professores. Educação Física. Ufac.

Resumen

O presente artigo possui a temática da violência de gênero nas universidades brasileiras, que vem ganhando espaço nas discussões e publicações científicas. Tendo a Universidade Federal do Acre (Ufac) e, mais especificamente, o curso de Licenciatura em Educação Física (LEF) como contexto de produção, o objetivo deste estudo é propiciar maior visibilidade ao assunto, analisando o contingente discursivo de base documental e de experiências, o qual compreende os seguintes desdobramentos para violência de gênero - violência física, psicológica, sexual e qualquer tipo de discriminação sociocultural. Como subsídio para as análises, optamos pelo estudo de caso, por se tratar de uma questão emergente na contemporaneidade. Sendo assim, após o contato com os textos acessados (PPC de LEF e registros/ocorrências), notamos um silenciamento concernente à violência  de gênero. Tal constatação nos leva a presumir que, na instituição em questão, há a efetivação da naturalização dos discursos heteronormativos da sociedade patriarcal. Isso devido ao processo de apagamento das diferenças de gênero e sexualidades no curso de LEF, demonstrada na ausência de estranhamento nos discursos, quando se referem ao tema, além da falta de acolhimento em relação às ocorrências.

Biografía del autor/a

  • Adriane Corrêa da SILVA, UFAC

    Doutoranda no programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc/SC); Integrante do Grupo de Pesquisa ITINERA - Ufsc. Professora Adjunta da Universidade Federal do Acre (Ufac/AC) do Centro de Ciências da Saúde e do Desporto; Líder do Grupo de Pesquisa LEPEF-EdSaLa - Link de acesso: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3131273318150860.

  • Anderson Pereira EVANGELISTA

    Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Acre (PPGE/UFAC). Integrante do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Física, Educação, Saúde e Lazer-(LEPEF-EdSaLa) – Link de acesso: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3131273318150860.

  • Luciana Zardo PADOVANI

    Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande (Furg/RS). Integrante do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Física, Educação, Saúde e Lazer-(LEPEF-EdSaLa) – Link de acesso: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3131273318150860.

Publicado

2022-11-18

Cómo citar

Violência de gênero: práticas do/no currículo de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do ACRE. (2022). Revista Do Instituto De Políticas Públicas De Marília, 8, 83-96. https://doi.org/10.36311/2447-780X.2022.v8esp2.p83