Mapas mentais para o processo de aprendizagem

uma proposta de intervenção

Autores

  • Francisco Regis Abreu Gomes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE
  • Francisco Glauco Gomes Bastos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE
  • Jean Custódio de Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

DOI:

https://doi.org/10.36311/2447-780X.2021.v7.n2.p23

Palavras-chave:

Mapa Mental, Aprendizagem Ativa, Intervenção

Resumo

Envolver os alunos é um desafio para o docente, assim como a necessidade de desenvolver métodos que possam ser usados para atender as expectativas de eficácia e qualidade da aprendizagem. Nesse contexto, existe a aprendizagem ativa que muda o foco do professor para o aluno, ou seja, o aluno é incentivado a aumentar seu envolvido no processo de ensino-aprendizagem e o Mapa Mental é uma estratégia usada para isso. O Mapa Mental é um diagrama visual usado para organizar informações e facilitar as conexões cognitivas entre ideias. Uma revisão sistemática da literatura que usou as recomendações PRISMA foi realizada em relação aos Mapas Mentais aplicados no ensino. Essa pesquisa teve o objetivo de responder três questões. Entre os resultados dessa pesquisa foram encontrados que a maior utilização dos Mapas Mentais é no apoio a aprendizagem ativa e o tipo de curso que mais os utilizam é o curso de medicina. Foi proposto um projeto de intervenção baseado na revisão bibliográfica. Essa intervenção consiste de seis atividades para o uso de Mapas Mentais em qualquer disciplina de um curso do IFCE. Devido à pandemia do COVID-19 essa proposta não foi aplicada, mas a revisão bibliográfica demonstrou os benefícios da utilização de Mapas Mentais no processo de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Francisco Regis Abreu Gomes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 2017). Possui graduação em engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC, 2005). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Fortaleza.

Francisco Glauco Gomes Bastos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Doutor em Educação pelo DINTER UNESP/IFCE. Possui graduação em LETRAS - Português/Literatura pela Universidade Estadual do Ceará (1998). É especialista em Gestão e Avaliação da Educação Pública, pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF e Mestre em Letras - área de concentração em Literatura Comparada - pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Caucaia. Lidera o Grupo de Pesquisa Literatura, Regionalismo e Memória Cultural do IFCE- campus de Morada Nova.

Jean Custódio de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP). Possui graduação em Letras- Inglês/Português pela Universidade Federal do Ceará (1997). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Downloads

Publicado

2022-01-03

Como Citar

Gomes, F. R. A., Bastos, F. G. G., & Lima, J. C. de. (2022). Mapas mentais para o processo de aprendizagem: uma proposta de intervenção. Revista Do Instituto De Políticas Públicas De Marília, 7(2), 23–40. https://doi.org/10.36311/2447-780X.2021.v7.n2.p23

Edição

Seção

Artigos