Mapas mentais para o processo de aprendizagem

uma proposta de intervenção

Autores

  • Francisco Regis Abreu Gomes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE
  • Francisco Glauco Gomes Bastos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE
  • Jean Custódio de Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

DOI:

https://doi.org/10.36311/2447-780X.2021.v7.n2.p23

Palavras-chave:

Mapa Mental, Aprendizagem Ativa, Intervenção

Resumo

Envolver os alunos é um desafio para o docente, assim como a necessidade de desenvolver métodos que possam ser usados para atender as expectativas de eficácia e qualidade da aprendizagem. Nesse contexto, existe a aprendizagem ativa que muda o foco do professor para o aluno, ou seja, o aluno é incentivado a aumentar seu envolvido no processo de ensino-aprendizagem e o Mapa Mental é uma estratégia usada para isso. O Mapa Mental é um diagrama visual usado para organizar informações e facilitar as conexões cognitivas entre ideias. Uma revisão sistemática da literatura que usou as recomendações PRISMA foi realizada em relação aos Mapas Mentais aplicados no ensino. Essa pesquisa teve o objetivo de responder três questões. Entre os resultados dessa pesquisa foram encontrados que a maior utilização dos Mapas Mentais é no apoio a aprendizagem ativa e o tipo de curso que mais os utilizam é o curso de medicina. Foi proposto um projeto de intervenção baseado na revisão bibliográfica. Essa intervenção consiste de seis atividades para o uso de Mapas Mentais em qualquer disciplina de um curso do IFCE. Devido à pandemia do COVID-19 essa proposta não foi aplicada, mas a revisão bibliográfica demonstrou os benefícios da utilização de Mapas Mentais no processo de aprendizagem.

Biografia do Autor

  • Francisco Regis Abreu Gomes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

    Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 2017). Possui graduação em engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC, 2005). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Fortaleza.

  • Francisco Glauco Gomes Bastos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

    Doutor em Educação pelo DINTER UNESP/IFCE. Possui graduação em LETRAS - Português/Literatura pela Universidade Estadual do Ceará (1998). É especialista em Gestão e Avaliação da Educação Pública, pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF e Mestre em Letras - área de concentração em Literatura Comparada - pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Caucaia. Lidera o Grupo de Pesquisa Literatura, Regionalismo e Memória Cultural do IFCE- campus de Morada Nova.

  • Jean Custódio de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

    Doutor em Educação pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP). Possui graduação em Letras- Inglês/Português pela Universidade Federal do Ceará (1997). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Downloads

Publicado

2022-01-03

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Mapas mentais para o processo de aprendizagem: uma proposta de intervenção. (2022). Revista Do Instituto De Políticas Públicas De Marília, 7(2), 23-40. https://doi.org/10.36311/2447-780X.2021.v7.n2.p23