Mapas mentais para o processo de aprendizagem
uma proposta de intervenção
DOI:
https://doi.org/10.36311/2447-780X.2021.v7.n2.p23Palavras-chave:
Mapa Mental, Aprendizagem Ativa, IntervençãoResumo
Envolver os alunos é um desafio para o docente, assim como a necessidade de desenvolver métodos que possam ser usados para atender as expectativas de eficácia e qualidade da aprendizagem. Nesse contexto, existe a aprendizagem ativa que muda o foco do professor para o aluno, ou seja, o aluno é incentivado a aumentar seu envolvido no processo de ensino-aprendizagem e o Mapa Mental é uma estratégia usada para isso. O Mapa Mental é um diagrama visual usado para organizar informações e facilitar as conexões cognitivas entre ideias. Uma revisão sistemática da literatura que usou as recomendações PRISMA foi realizada em relação aos Mapas Mentais aplicados no ensino. Essa pesquisa teve o objetivo de responder três questões. Entre os resultados dessa pesquisa foram encontrados que a maior utilização dos Mapas Mentais é no apoio a aprendizagem ativa e o tipo de curso que mais os utilizam é o curso de medicina. Foi proposto um projeto de intervenção baseado na revisão bibliográfica. Essa intervenção consiste de seis atividades para o uso de Mapas Mentais em qualquer disciplina de um curso do IFCE. Devido à pandemia do COVID-19 essa proposta não foi aplicada, mas a revisão bibliográfica demonstrou os benefícios da utilização de Mapas Mentais no processo de aprendizagem.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista do Instituto de Políticas Públicas de Marília
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O documento publicado passa a ser propriedade do periódico RIPPMar, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a licença Creative Commons CC BY adotada pelo periódico, devendo ser consignada a fonte de publicação original. Não são cobradas taxas de submissão, avaliação ou editoração.