PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO A SURDOS PARA O EXAME DE INGRESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR

  • Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) – UNESP/campus de Marília
  • Marcília Correa de Souza Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) – UNESP/campus de Marília
  • Miriãn Caroline Sanches Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) – UNESP/campus de Marília
Palavras-chave: Inclusão, Surdos, Ensino Superior, Exame Vestibular

Resumo

Discutir e problematizar a participação de grupos minoritários nos espaços de educacionais universitários exigirá o compromisso de romper as barreiras que impedem a participação social e a igualdade de acesso à Educação Superior. Com base nessa premissa, este artigo descreve os resultados de um programa de orientação do exame vestibular para o ingresso de estudantes surdos no Ensino Superior. Participaram do programa 29 participantes surdos que concluíram o Ensino Médio e/ou que estão cursando o EJA – Ensino de Jovens e Adultos – e residem no município de Marília/SP, no período de 2015-2018. As intervenções propostas no programa consistiram na oferta de atividades de orientação pedagógica sobre o exame vestibular da UNESP, bem como o acompanhamento dos estudantes surdos nas atividades do Cursinho Alternativo, da UNESP/Marília. Os encontros foram realizados de forma recorrente, durante os dois meses que antecediam o período de inscrição para os processos seletivos, no período mencionado. O programa priorizou temas que retratassem aspectos sobre as formas organizadas do exame para o ingresso à Universidade. Permitiu, aos participantes que se reconhecessem na condição da deficiência, apreciar os requerimentos de atenção diferenciada e dialogar sobre os direitos de participação de todos no processo seletivo para o ingresso à Educação Superior.

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Biografia do Autor

Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins, Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) – UNESP/campus de Marília

Docente do Departamento de Educação Especial e do Programa de Pós-Graduação em Educação da FFC/UNESP-Marília/SP.

Marcília Correa de Souza, Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) – UNESP/campus de Marília

Graduada em Pedagogia da FFC/UNESP-Marília/SP.

Miriãn Caroline Sanches, Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) – UNESP/campus de Marília

Graduanda de Ciências Sociais da FFC/UNESP- Marília/SP.

Publicado
2019-07-29
Seção
Artigos

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