FILOSOFIA, TOM E ILUSÃO MUSICAL EM KANT. DA VIVIFICAÇÃO SONORA DO ÂNIMO À RECEPÇÃO DO TOM DA RAZÃO

Autores/as

  • Nuria Sánchez Madrid

Palabras clave:

Crítica. Razão. Tom.

Resumen

O artigo tenciona, primeiramente, enriquecer o estudo da função que o conceito de tom desempenha na ideia kantiana de razão, ao estendê-lo à análise da música como arte dos sons que a Crítica do Juízo contém. Em segundo lugar, propõe-se determinar os motivos pelos quais a matemática se revela incapaz, devido à especificidade do método filosófico e à corporalidade da ecepção musical, respectivamente, de expressar o modo de proceder da razão e da arte dos sons. Finalmente, aponta-se para uma semelhança entre música e razão, no que diz respeito à rejeição que compartilham da queda na Schwärmerei, apesar da distância que se estabelece entre ambas enquanto duas maneiras contrárias de exercitar e fomentar a vida e o sentimento dela.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

23-03-2012

Cómo citar

Madrid, N. S. (2012). FILOSOFIA, TOM E ILUSÃO MUSICAL EM KANT. DA VIVIFICAÇÃO SONORA DO ÂNIMO À RECEPÇÃO DO TOM DA RAZÃO. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista De Filosofia, 35(1), 47–72. Recuperado a partir de https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/1801

Número

Sección

Artículos y Comentarios

Artículos similares

<< < 2 3 4 5 6 7 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.