TRANS/FORM/AÇÃO: REVISTA DE FILOSOFIA
e-ISSN 1980-539X | ISSN 0101-3173
Sobre a Revista
A Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia tem por missão publicar, por meio eletrônico e impresso, textos de excelência em filosofia ou de relevância filosófica, socializando o conhecimento, buscando promover o debate e a interlocução de ideias. O conteúdo dos textos é exposto em forma de artigos, resenhas, traduções, além de entrevistas aplicadas a profissionais cujos papéis concernem à relevância da produção e dedicação à área filosófica. Todas as formas de publicação obedecem à variedade temática, metodológica e de época, mantendo-se, com isso, o respeito às diversas tendências do conhecimento filosófico, assim como às diversas orientações de pensamento.
Foco e Escopo
Publicar artigos de filosofia ou que tenham relevância para pesquisa em filosofia. Promover debate e interlocução de idéias e textos entre pesquisadores do Brasil e do exterior. Área de interesse: Filosofia. A Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia teve seu primeiro número publicado em 1974 pelo Departamento de Filosofia da extinta Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis, que em 1976 passou a integrar a Universidade Estadual Paulista (UNESP). Logo a seguir, o Departamento se transferiu para o Campus de Marília. Desde então os maiores pesquisadores paulistas, bem como outros filósofos brasileiros e estrangeiros a eles vinculados, publicaram artigos ou foram entrevistados. No início, a revista ajudou a articular a criação de um Programa de Pós-Graduação em Filosofia e um hoje tradicional evento, a Jornada de Filosofia e Teoria das Ciências Humanas. Por seu papel de fomentar o estudo da filosofia acadêmica, por estabelecer um pólo cosmopolita e pela estatura de seus primeiros colaboradores (Gilles Gaston Granger, Gérard Lebrun, Antônio Cândido de Mello e Souza, José Arthur Giannotti, entre outros) adquiriu presença marcante no cenário filosófico nacional e na interlocução com grandes pensadores estrangeiros.
Periodicidade:
Trimestral:
Número 1: Janeiro - Março;
Número 2: Abril - Junho;
Número 3: Julho - Setembro;
Número 4: Outubro - Dezembro;
Números Especiais: Ao longo do ano.
A partir de 2022, a revista pretende adotar o modo de publicação em fluxo contínuo, ou seja, publicando os artigos individualmente no momento em que o processo de editoração tenha sido terminado. Manteremos, no entanto, o mesmo sistema de distribuição de volumes e números, de modo que os textos publicados nos primeiros três meses do ano comporão o número 1 daquele ano e assim sucessivamente
Verificação de Similaridade e Exclusividade de Textos
Os manuscritos submetidos passam por verificação de similaridade de textos e prevenção de plágio (Turnitin) na etapa de designação das submissões. A revista também exige que o texto não tenha sido submetido a outra revista ao mesmo tempo. Em caso de verificação de plágio ou de envio conjunto, o(a) autor(a) fica proibido de publicar na revista pelos próximos cinco anos.
Avaliação por Pares:
O manuscrito, seja no formato de artigo, seja tradução de algum texto filosófico ou ainda resenha de livros filosóficos, é submetido ao exame “duplo-cego” por pelo menos dois pareceristas. Via de regra, a decisão favorável ou desfavorável à publicação é definida de acordo com o parecer da maioria dos avaliadores, podendo, em certos casos, haver uma decisão qualitativa da equipe editorial. Os pareceristas são, preferencialmente, professores vinculados a Programas de Pós-graduação em Filosofia nacionais e internacionais. As modificações e/ou correções sugeridas pelos pareceristas quanto ao conteúdo e/ou à redação (clareza do texto, gramática ou novas normas ortográficas) das contribuições são repassadas aos respectivos autores, que terão um prazo delimitado para efetuarem as alterações requeridas. O artigo, entretanto, será enviado para avaliação apenas se satisfizer os requisitos de originalidade e adequação expostos acima e do modelo de formatação de manuscritos.
Prazos
O prazo médio entre a submissão e a resposta dos avaliadores é de cinco meses. O prazo médio entre a aprovação do artigo e sua publicação é de outros cinco meses, considerando que o artigo passa, depois de aprovado, por uma revisão gramatical, normalização e editoração.
Critérios normativos para submissão:
Ao submeter o artigo, devem ser considerados os critérios de normalização para o manuscrito seguir para a fase de avaliação:
- Os autores do manuscrito possuem o título de Doutor (justificar, se não for o caso);
- O manuscrito não pode conter referências ao(s) autor(es);
- O manuscrito deve conter entre cinco e oito mil palavras (entre 14 e 21 laudas);
- O manuscrito segue cuidadosamente o Modelo Padrão da revista.
Critérios de Avaliação:
(1) Formulação do(s) objetivo(s), exame das obras, avaliação da bibliografia secundária, exposição dos argumentos, apresentação dos resultados.
(2) Relevância filosófica e originalidade.
Política de Acesso Aberto
Esta revista oferece acesso aberto aos artigos, resenhas, traduções, entrevistas e editoriais, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Os direitos de exploração dos conteúdos dos artigos são da Trans/Form/Ação, sendo permitido o seu compartilhamento ou citação (direta ou indireta) desde que citados e referenciados conforme estabelecido pelas normas vigentes. É permito ao autor compartilhar os textos em suas páginas pessoais, em repositórios institucionais e em outros locais, desde que cite e referencie a publicação pela revista.
Financiamentos
A revista costuma contar com financiamentos de agências de fomento como CAPES, CNPq e FAPESP, bem como de verbas da Pr´´ó-Reitoria de Pesquisa (`PROPe-Unesp), Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG-Unesp) e Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC-Unesp, Marília). Recebe também apoio do Laboratório Editorial (LE) da FFC-Unesp, Departamento de Filosofia e Programa de Pó-Graduação em Filosofia da UNESP.
Indicadores Bibliométricos:
Scopus (CiteScore), Web of Science (Fator de Impacto), Google Scholar (índice h5).
Endereços da revista na internet
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao
https://www.scopus.com/sourceid/5600155298?origin=resultslist
https://login.webofknowledge.com
https://www.mla.org/Publications/MLA-International-Bibliography
http://pob.peeters-leuven.be/content.php
http://www.proquest.com/products-services/llba-set-c.html
http://search.proquest.com/wpsa
http://www.proquest.com/products-services/socioabs-set-c.html