Diretrizes e Avaliação por pares
Diretrizes e Avaliação por pares
Toda contribuição submetida à Revista passa, primeiramente, por uma avaliação preliminar dos Editores que analisa a adequação dos trabalhos segundo a linha editorial da Revista, sua adequação ao escopo, e aspectos como contribuição e ineditismo do texto. As submissões que passaram pelo processo de verificação editorial são encaminhadas para pelo menos duas/dois avaliadoras/es ad hoc especializadas/os na temática, que servirão de subsídio aos editores. O sistema de revisão é por pares duplo cego (Double Blind Review): os nomes dos/as pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se também os nomes dos/as autores/as perante os/as pareceristas.
Os critérios para a avaliação dos artigos levam em conta relevância do tema, originalidade da contribuição nas áreas temáticas da Revista, clareza do texto, adequação da bibliografia, estruturação e desenvolvimento teórico, metodologia utilizada, conclusões e contribuição oferecida para o conhecimento da área.
Os pareceres poderão resultar em três tipos de avaliações: Deferir; Deferir com restrições; Indeferir.
A publicação de trabalhos está condicionada ao cumprimento das recomendações dos pareceristas.
A avaliação é feita com base no Formulário de avaliação
Quesitos orientadores para a avaliação objetiva da submissão (notas de 1 a 5)
- Originalidade (Contém elementos novos e significativos para justificar a publicação?)
- Afinidade (Possui aderência ao conteúdo da revista?)
- Correção gramatical (Está bem escrito gramaticalmente?)
- Resumo (Descreve de forma clara e precisa o conteúdo do texto, indicando seus objetivos, tema, problema, tese e forma de abordar o problema?)
- Estrutura textual (Apresenta uma introdução, desenvolvimento, preferencialmente dividido em seções, e conclusão bem elaborados?)
- Estrutura argumentativa (O manuscrito apresenta boas razões, possui coesão e coerência, para a defesa da tese ou tratamento do problema a que se propõe?)
Os requisitos objetivos indicam quantitativamente o parecer do/a avaliador/a. Entretanto, é fundamental, a fim de cumprir o papel didático e dialógico do parecer, que o/a avaliador/a também construa um parecer descritivo da submissão. Nesse sentido, tem total liberdade para explicitar a sua avaliação e decisão, comentando os quesitos acima elencados bem como outros pontos que entender relevantes para o aprimoramento do trabalho avaliado.