Vida e teatro em Guimarães Rosa: Grande sertão

veredas e pirlimpsiquice

Autores

  • Mário Fernando Bolognesi Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Campus de Marília

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0101-31731985000100005

Palavras-chave:

Literatura, teatro, teoria de teatro, literatura brasileira

Resumo

Este artigo inicia-se com uma exposição sucinta da metáfora do teatro, tal como aparece em Platão. Em seguida, após levantamento dos momentos capitais da literatura, investiga-se a metáfora em Guimarães Rosa, no Grande sertão: veredas e no conto Pirlimpsiquice. No Grande sertão, a atuação no palco é tomada como equivalente ao desempenho na vida. Teatro e vida são, portanto, domínios que se identificam. Para isto, concorrem a religião cristã e o pensamento de Plotino. Em Pirlimpsiquice, o Autor investiga por menorizadamente os limites e aproximações entre teatro e vida, sendo que o grau mínimo da metáfora é conferido pelas práticas histórica e cultural. Por fim, retomando a polêmica de Hegel com o platonismo, conclui-se que a representação e a vida estão amalgamadas, numa constante dialetização entre história e cultura.

Publicado

01-01-1985 — Atualizado em 28-02-2023

Edição

Seção

Artigos e Comentários

Como Citar

Vida e teatro em Guimarães Rosa: Grande sertão: veredas e pirlimpsiquice. (2023). Trans/Form/Ação, 8, 49-60. https://doi.org/10.1590/S0101-31731985000100005