Normas para submissão e avaliação

Nova submissão        Chamada para publicação de entrevistas com distintas/os filósofas/os brasileiras/os

Normas para apresentação dos originais

1) Originalidade: A Trans/Form/Ação recebe textos com ideias autorais inéditas ou ainda não publicados na língua apresentada. São aceitos documentos na forma de artigos, entrevistas, traduções, resenhas. A/a autor/a, ensaísta, resenhista ou tradutor/a que publicar na revista precisa aguardar dois anos para fazer nova submissão.

2) Adequação do Tema: Os temas tratados devem ser da área de Filosofia, conforme tabela de áreas do CNPq, ou ter uma abordagem filosófica, incluindo uma abordagem interdisciplinar.

3) Preparação dos originais: Os manuscritos devem ser encaminhados on-line pela plataforma do OJS, já no formato de “avaliação cega” (sem dados que identifiquem a autoria), em versão do Word (.docx). São aceitos trabalhos redigidos em português, espanhol, italiano, francês e inglês. A preparação do manuscrito deve seguir as orientações do modelo padrão. Os dados e conceitos emitidos nos trabalhos, bem como a exatidão das referências bibliográficas, são de inteira responsabilidade dos autores.

4) Autoria: Todos os autores devem ser cadastrados no sistema no momento da submissão. O preenchimento incorreto de dados, assim como a ausência dos mesmos e eventuais problemas em seu cadastro, pode invalidar sua submissão. São critérios mínimos de autoria: a. Participação ativa na discussão dos resultados da submissão; b. revisão das versões conforme sugestões dos pareceristas e corpo editorial, bem como aprovação da versão final do trabalho. Conforme instruções no sistema, deve ser informado o primeiro autor, bem como email, orcid, instituição e mini currículo.

Critérios normativos para submissão:

Para seguir à fase de avaliação, os manuscritos devem considerar:

  1. TODOS os autores possuem o título de Doutor;
  2. O manuscrito não contém referências ao(s) autor(es);
  3. O manuscrito contém entre cinco e oito mil palavras (entre 14 e 21 laudas) e três a cinco palavras-chave;
  4. O manuscrito segue cuidadosamente o Modelo Padrão da revista, conforme as seguintes normas da ABNT: NBR 6023 da ABNT e NBR 10520 da ABNT.
  5. O artigo não é produzido com o uso de IA generativa no texto e figuras.

Os trabalhos que não se enquadram nos requisitos acima serão rejeitados ou devolvidos aos autores indicando as adaptações a serem realizadas.

A revista não cobra taxa de submissão ou de publicação de artigos (article processing charge, APC).

 

Política Editorial em relação ao uso da IA

Aceita-se a possibilidade do uso de IA generativa e tecnologias gerenciadas por IA para aprimoramento do texto em sua legibilidade, correções gramaticais, de normalização ou de estilo. No entanto, toda produção e revisão final deve ser realizada por seres humanos, evitando imprecisões, inadequações terminológicas ou conceituais geradas por IA.

Não é permitido o uso de IA generativa para criar ou alterar imagens no manuscrito. Podem ser utilizadas ferramentas baseadas em IA para melhoramento das imagens, sem alterar o seu conteúdo original

A responsabilidade total pelo conteúdo de seu trabalho é dos autores. Não é permitida a autoria, coautoria ou citação como autores de tecnologias com auxílio de IA.

Os textos são checados pelo detector de IA GPTzero

Verificação de Similaridade e Exclusividade de Textos

Os manuscritos submetidos passam por verificação de similaridade de textos e prevenção de plágio (I-thenticate da Turnitin) na etapa de designação das submissões. A revista também exige que o texto não tenha sido submetido a outra revista ao mesmo tempo. Em caso de verificação de plágio ou de envio conjunto, os responsáveis ficam proibidos de nova submissão à revista pelos próximos cinco anos.

Declaração de Direito Autoral

Os autores cedem o direito exclusivo de primeira publicação à Revista, sendo o trabalho licenciado simultaneamente sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY). Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (por exemplo: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

Diretrizes e Avaliação por pares

Avaliação por pares

Toda contribuição submetida à Revista passa, primeiramente, por uma avaliação preliminar dos Editores. Nessa etapa, busca-se analisar a adequação dos trabalhos segundo a linha editorial da Revista, sua adequação ao escopo, bem como aspectos como contribuição e ineditismo do manuscrito. As submissões que passaram pelo processo de verificação editorial são encaminhadas para pelo menos duas/dois avaliadoras/es ad hoc especializadas/os na temática, que servirão de subsídio para decisão final da comissão editorial. As modificações e/ou correções sugeridas pelos pareceristas quanto ao conteúdo e/ou à redação são repassadas aos autores, que terão um prazo delimitado para efetuarem as alterações requeridas ou justificar a sua manutenção.

Prazos

O prazo médio entre a submissão e a resposta dos avaliadores é de três meses. O prazo médio entre a aprovação do artigo e sua publicação é de outros três meses, a fim de serem cumpridas cuidadosamente as etapas de revisões finais dos autores, revisão gramatical, normalização, diagramação, editoração e conversão XML.

Sistema de revisão

O sistema de revisão adotado, em princípio, é o modelo de avaliação por pares duplo cego (Double Blind Review), nos qual os nomes dos/as autores e pareceristas permanecerão em sigilo. Entretanto, os envolvidos no processo tem a opção, de comum acordo, de solicitar ou aceitar a publicação dos pareceres dos artigos aprovados com a identificação opcional dos pareceristas e abertura mútua de suas identidades no processo de avaliação. Desde 2020, o periódico convida os pareceristas dos textos aprovados a produzir um comentário do artigo avaliado, publicado independentemente, com DOI próprio.

Conflito de interesses

Autores ou revisores devem declarar possíveis conflitos de interesse na submissão ou avaliação. No caso dos autores, tal conflito pode se apresentar na forma de alguma relação direta ou institucional com o corpo editorial, com possíveis avaliadores, como, por exemplo pertencer ao mesmo departamento de algum dos editores, ser ou ter sido orientado ou orientador dos integrantes do corpo editorial. No caso dos revisores, alguns conflitos podem ser expressos pela ciência ou possibilidade de participação efetiva na composição do manuscrito, ter sido orientado ou orientador do trabalho enviado, ser da mesma instituição dos autores ou possuir algum grau de parentesco com algum deles. Tais elementos não impedem a submissão ou publicação do artigo, mas serão direcionados de tal forma a evitar possíveis deslizes na lisura no processo.

Escolha dos pareceristas

O pareceristas são escolhidos a partir da base de dados de revisores cadastrados no sistema da revista. Também são feitas buscas em bases como Lattes, no Brasil, a partir das palavras-chave indicadas e na temática do manuscrito. Os revisores são doutores, preferencialmente integrantes de programas de pós-graduação em Filosofia ou na área temática do manuscrito.

Como meio de agilizar e maximizar a qualidade do processo de avaliação, estamos solicitando aos próprios autores sugestão de avaliadores para seu manuscrito, que poderão ser convidados para realizar parecer, além dos sugeridos pela equipe editorial. Entendemos que os autores possuem conhecimento de bons pesquisadores na sua área de atuação. Ademais, a facilidade em indicações também é um sinal favorável à publicação do artigo, dada a existência de uma comunidade capaz de acessar, ler e citar o texto em avaliação, depois de publicado.

Critérios de avaliação

A avaliação é feita com base no Formulário de avaliação

São quesitos orientadores para a avaliação objetiva (notas de 1 a 4) e subjetiva (texto descritivo) da submissão, podendo ser deferidos, indeferidos ou deferidos com restrições:

  • Originalidade (Contém elementos novos e significativos para justificar a publicação?)
  • Afinidade (Possui aderência ao conteúdo da revista?)
  • Correção gramatical (Está bem escrito gramaticalmente?)
  • Resumo (Descreve de forma clara e precisa o conteúdo do texto, indicando seus objetivos, tema, problema, tese e forma de abordar o problema?)
  • Estrutura textual e bibliografia (Apresenta uma introdução, desenvolvimento, dividido em seções, e conclusão bem elaborados? A bibliografia é atualizada e relevante?
  • Estrutura argumentativa (O manuscrito apresenta boas razões, possui coesão e coerência, para a defesa da tese ou tratamento do problema a que se propõe?)

Solicitamos às/aos avaliadoras/es avaliação quantitativa e qualitativa dos itens acima. Com isso, buscamos cumprir o papel didático e dialógico do parecer. Nesse sentido, tem total liberdade para explicitar a sua avaliação e decisão, comentando os quesitos acima elencados bem como outros pontos que entender relevantes para o aprimoramento do trabalho avaliado.

 

A publicação de trabalhos está condicionada ao cumprimento das recomendações dos pareceristas. A decisão final fica a cargo da comissão editorial, coordenada pelo editor responsável pela avaliação. O nome do editor responsável será publicado no artigo.

Contato
E-mail da revista: transformacao.marilia@unesp.br
E-mail do editor da revista: marcos.a.alves@unesp.br 
Endereço: A/C Prof. Marcos Antonio Alves, Departamento de Filosofia/Programa de Pós-graduação em Filosofia, Faculdade de Filosofia e Ciências (UNESP) – Campus de Marília, Av. Hygino Muzzi Filho, 737 – Cidade Universitária, 17525-900 – Marília – SP.