Inclusão educacional
a avaliação psicoeducacional no contexto escolar e as adaptações curriculares de pequeno porte
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2022.v9n1.p71-88Palavras-chave:
Inclusão educacional; Avaliação Psicoeducacional no Contexto Escolar; Educação Básica.Resumo
A inclusão educacional do público alvo da Educação Especial configura-se como objeto de discussão entre professores, gestores, especialistas, pesquisadores e familiares desse público. Esse estudo objetiva tratar de algumas dessas demandas, visando diagnosticar como professores da Educação Básica, dentro de diferentes áreas do conhecimento, se posicionam frente a alguns dos desafios da inclusão educacional, relacionados a identificação do aluno com necessidades educacionais especiais; ao processo de Avaliação Psicoeducacional no Contexto Escolar e as adaptações curriculares de pequeno porte. Busca-se compreender, utilizando-se, para análise e discussão dos resultados, a Análise de Conteúdo de Bardin (2011), como a Avaliação Psicoeducacional no Contexto Escolar promove/sustenta as adaptações curriculares de pequeno porte e qual sua repercussão na prática pedagógica dos professores da Educação Básica. Os resultados encontrados remetem a práticas ainda distantes de uma efetiva inclusão educacional, onde há o distanciamento entre o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e o trabalho do professor do ensino comum, que vê no professor especialista o responsável pela Avaliação Psicoeducacional no Contexto Escolar, não se colocando dentro do processo. Revelam, a importância da formação e capacitação do professor, voltados a inclusão educacional que exige um trabalho compartilhado, onde a finalidade deve ser a educação, em toda sua dinâmica, acreditando que a escola tem como responsabilidade, desenvolver as capacidades acadêmicas, cognitivas, afetivo-emocionais e sociais de todos os alunos com deficiência ou não.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 REVISTA DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Os trabalhos publicados na RDPEE são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Os autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-CC BY, que permite a distribuição, remixagem, adaptação e criação a partir do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores consentem, que seus artigos podem ser incorporados pela RDPEE em indexadores e bancos de dados atuais existentes ou a existir no futuro; os titulares destes bancos podem reproduzir, transmitir e distribuir os textos, no todo ou em parte, sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro.
Qualis Capes (2017-2020)
Educação: B1