Inclusão educacional
a avaliação psicoeducacional no contexto escolar e as adaptações curriculares de pequeno porte
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2022.v9n1.p71-88Palabras clave:
Inclusão educacional; Avaliação Psicoeducacional no Contexto Escolar; Educação Básica.Resumen
A inclusão educacional do público alvo da Educação Especial configura-se como objeto de discussão entre professores, gestores, especialistas, pesquisadores e familiares desse público. Esse estudo objetiva tratar de algumas dessas demandas, visando diagnosticar como professores da Educação Básica, dentro de diferentes áreas do conhecimento, se posicionam frente a alguns dos desafios da inclusão educacional, relacionados a identificação do aluno com necessidades educacionais especiais; ao processo de Avaliação Psicoeducacional no Contexto Escolar e as adaptações curriculares de pequeno porte. Busca-se compreender, utilizando-se, para análise e discussão dos resultados, a Análise de Conteúdo de Bardin (2011), como a Avaliação Psicoeducacional no Contexto Escolar promove/sustenta as adaptações curriculares de pequeno porte e qual sua repercussão na prática pedagógica dos professores da Educação Básica. Os resultados encontrados remetem a práticas ainda distantes de uma efetiva inclusão educacional, onde há o distanciamento entre o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e o trabalho do professor do ensino comum, que vê no professor especialista o responsável pela Avaliação Psicoeducacional no Contexto Escolar, não se colocando dentro do processo. Revelam, a importância da formação e capacitação do professor, voltados a inclusão educacional que exige um trabalho compartilhado, onde a finalidade deve ser a educação, em toda sua dinâmica, acreditando que a escola tem como responsabilidade, desenvolver as capacidades acadêmicas, cognitivas, afetivo-emocionais e sociais de todos os alunos com deficiência ou não.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 REVISTA DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
- Los trabajos publicados en RDPEE son responsabilidad exclusiva de sus autores. Los autores otorgan a la revista el derecho de primera publicación, siendo la obra simultáneamente licenciada bajo la Atribución-CC BY, lo que permite la distribución, remezcla, adaptación y creación a partir de la obra con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Los autores consienten que sus artículos puedan ser incorporados por RDPEE en indexadores y bases de datos actuales o futuros; Los titulares de estos bancos podrán reproducir, transmitir y distribuir los textos, total o parcialmente, en cualquier forma o medio de transmisión electrónica existente o desarrollado en el futuro.
Capas Qualis (2017-2020)
Educación: B1