Relação entre o brincar e os aspectos motores e comunicativos de crianças com paralisia cerebral
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2020.v7n1.p133Palabras clave:
Terapia Ocupacional., Desenvolvimento Sensório-Motor, Paralisia Cerebral, Educação EspecialResumen
A Paralisia Cerebral (PC) pode gerar dificuldade nas ações do brincar em decorrência das restritas oportunidades, rotina de terapias, barreiras arquitetônicas, inexperiência em brincar com pares, dificuldade no desenvolvimento cognitivo e dificuldade para expressar suas emoções. O objetivo deste estudo foi identificar a relação do brincar entre a habilidade motora grossa, manual e comunicativa de crianças com PC. Participaram do estudo 7 crianças com diagnóstico de PC com idade média de 4 anos e seus respectivos responsáveis. Para coleta de dados foi utilizada a avaliação Modelo Lúdico e os instrumentos Gross Motor Function Measure Classification System (GMFCS), Manual Ability Classification System (MACS), Mini-Manual Ability Classification System for children with cerebral palsy (Mini-MACS), e Sistema de Classificação da Função de Comunicação (CFCS). Para análise dos resultados utilizou-se o software IBM SPSS Statistics, versão 22 para realizar a análise estatística do estudo, utilizando o Coeficiente de Correlação de Pearson. Os resultados deste estudo evidenciaram que quanto maior o nível de comprometimento motor, menor foi o escore apresentado na ACL, demonstrando que há comprometimento no brincar. Conclui-se que a EIP e a ACL do Modelo Lúdico são instrumentos de avaliação que permitem construir o perfil da capacidade lúdica da criança, de seus interesses e de suas características pessoais, permitindo que o profissional trace o plano de tratamento de acordo com as reais necessidades da criança e seus responsáveis. Sugere-se que novos estudos sejam realizados, a fim de ampliar o número de participantes, além de propor um programa de intervenção, voltado para as dificuldades identificadas nas avaliações padronizadas.
A Paralisia Cerebral (PC) pode gerar dificuldade nas ações do brincar em decorrência das restritas oportunidades, rotina de terapias, barreiras arquitetônicas, inexperiência em brincar com pares, dificuldade no desenvolvimento cognitivo e dificuldade para expressar suas emoções. O objetivo deste estudo foi identificar a relação do brincar entre a habilidade motora grossa, manual e comunicativa de crianças com PC. Participaram do estudo 7 crianças com diagnóstico de PC com idade média de 4 anos e seus respectivos responsáveis. Para coleta de dados foi utilizada a avaliação Modelo Lúdico e os instrumentos Gross Motor Function Measure Classification System (GMFCS), Manual Ability Classification System (MACS), Mini-Manual Ability Classification System for children with cerebral palsy (Mini-MACS), e Sistema de Classificação da Função de Comunicação (CFCS). Para análise dos resultados utilizou-se o software IBM SPSS Statistics, versão 22 para realizar a análise estatística do estudo, utilizando o Coeficiente de Correlação de Pearson. Os resultados deste estudo evidenciaram que quanto maior o nível de comprometimento motor, menor foi o escore apresentado na ACL, demonstrando que há comprometimento no brincar. Conclui-se que a EIP e a ACL do Modelo Lúdico são instrumentos de avaliação que permitem construir o perfil da capacidade lúdica da criança, de seus interesses e de suas características pessoais, permitindo que o profissional trace o plano de tratamento de acordo com as reais necessidades da criança e seus responsáveis. Sugere-se que novos estudos sejam realizados, a fim de ampliar o número de participantes, além de propor um programa de intervenção, voltado para as dificuldades identificadas nas avaliações padronizadas.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 REVISTA DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
- Los trabajos publicados en RDPEE son responsabilidad exclusiva de sus autores. Los autores otorgan a la revista el derecho de primera publicación, siendo la obra simultáneamente licenciada bajo la Atribución-CC BY, lo que permite la distribución, remezcla, adaptación y creación a partir de la obra con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Los autores consienten que sus artículos puedan ser incorporados por RDPEE en indexadores y bases de datos actuales o futuros; Los titulares de estos bancos podrán reproducir, transmitir y distribuir los textos, total o parcialmente, en cualquier forma o medio de transmisión electrónica existente o desarrollado en el futuro.
Capas Qualis (2017-2020)
Educación: B1