Submissão
O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

A partir de 2024, a Revista Aurora, passou a adotar a modalidade de publicação contínua. A revista recebe artigos para seção livre (Miscelânea) e artigos para dossiê temático, além de ensaios, resenhas e entrevistas. Não há qualquer taxa para a submissão de contribuições para a revista. Do mesmo modo, depois de aprovado, todo material é compartilhado livremente e sem qualquer custo para os leitores e autores em nosso site.

Os artigos devem ser inéditos em publicações nacionais e internacionais, podendo ser publicados em português, inglês ou espanhol. 70% dos artigos publicados serão prioritariamente de instituições externas à Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP).

 

ATENÇÃO, as diretrizes foram atualizadas para adequação as normas da ABNT recentemente atualizada, as publicações anteriores NÃO devem ser usadas como orientação para formatação

 

Template:

A Revista Aurora disponibiliza os modelos com a estrutura da revista, em formato Word, prontos para serem baixados. Os modelos abordam as orientações básicas sobre a formatação de referências e a preparação de figuras e tabelas.

É obrigatória a utilização do modelo de estrutura indicado. As submissões que não adotarem-no, serão rejeitadas.

Políticas e condições de uso de Inteligência Artificial (IA)            

O uso de IA generativa e tecnologias assistidas por IA são estritamente proibidas para escrita de artigo, geração de resultados, criar ou alterar imagens ou elementos gráficos. Para mais informações, acesse as Políticas e condições de uso de Inteligência Artificial (IA).

 

 Normas para apresentação dos originais (Artigos e Dossiê)

1) Originalidade: O texto deve ser inédito em publicações nacionais e internacionais e não estar sendo avaliado por nenhum outro periódico. Não serão aceitos textos previamente publicados em anais de eventos.

2) Adequação do Tema: Os temas tratados devem ser da área de Ciências Sociais ou ter uma abordagem das áreas do conhecimento das Ciências Sociais, como a Antropologia, Ciência Política, Sociologia, Filosofia, História, Relações Internacionais etc., incluindo uma abordagem interdisciplinar.

3) Titulação Mínima: Todos os autores devem ser pós-graduados ou vinculados a um programa de pós-graduação. Submissões de Graduandos ou Graduados serão avaliadas desde que em coautoria com um mestre ou doutor.

4) Preparação dos originais: Os manuscritos devem ser encaminhados pela plataforma do OJS, já no formato de “avaliação cega” (sem dados que identifiquem a autoria) em formato .doc/word folha A4, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas, alinhamento justificado, com margens superior esquerda de 3cm e inferior direita de 2 cm. O título deve ser colocado em letra maiúscula e negrito, tamanho 14, no início do texto, de forma centralizada, em português, espanhol e inglês.

5) O resumo e as palavras-chave devem ser em português, espanhol e inglês. O resumo deve conter entre 100 e 250 palavras, conter objetivo, método e conclusão do trabalho, seguido de no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) palavras-chave, figurando abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave:, e separadas entre si por vírgula e finalizadas por ponto. Os manuscritos devem contemplar introdução (com definição clara dos objetivos do texto), procedimentos metodológicos, análise/relato dos resultados e conclusões/considerações finais;

6) O título, o resumo e as palavras-chave devem ser claros e objetivos e designar o que o texto, de fato, produziu.

7) Os manuscritos devem apresentar de 4,5 mil a 9 mil palavras (entre 12 e 25 laudas), excluídas as utilizadas para referências.

8) Autoria: Todos os autores devem ser cadastrados no sistema no momento da submissão. O preenchimento incorreto de dados, assim como a ausência dos mesmos e eventuais problemas em seu cadastro, pode invalidar sua submissão. São critérios mínimos de autoria: a. Participação ativa na discussão dos resultados da submissão; b. revisão das versões conforme sugestões dos pareceristas e corpo editorial, bem como aprovação da versão final do trabalho.

9) O(s) nome(s) do(s) autor(es) deve(m) ser colocado(s) em itálico, alinhado à direita e abaixo do (s) nome (s), o ORCID. Em cada nome deve ser colocado uma nota de rodapé com os dados do autor: vínculo institucional, titulação, financiamento (quando houver) endereço eletrônico e origem do texto (dissertação, tese, relatório de pesquisa, etc.) Esse item deverá ser anexado como documento suplementar no momento da submissão do manuscrito, devidamente preenchido com os dados de todos os autores/as no Formulário.

10) As referências bibliográficas são obrigatórias e devem seguir as Normas ABNT NBR 6023/2023, sendo apresentadas no final do artigo. Ou seguir e o Estilo da American Psychological Association (APA) sendo apresentadas no final do artigo. Para mais exemplos de referências bibliográficas nas Normas da ABNT, Acesse aqui. Para mais exemplos de referências bibliográficas nas Normas da American Psychological Association (APA), Acesse aqui.

11) As notas de rodapé, se houverem, devem ser explicativas e enumeradas com algarismos arábicos, com numeração progressiva até o fim do artigo. 

12) As citações, de acordo com as Normas ABNT NBR 10520/2023 e o Estilo da American Psychological Association (APA), seguem o sistema autor/data: Sobrenome (ano, página) ou (Sobrenome, ano, página). Exemplos: Coelho (1980, p. 35) ou (Coelho, 1980, p. 35).  Nas normas da ABNT as citações literais curtas (menos de três linhas) serão integradas no parágrafo e devem aparecer entre aspas. A partir de quatro linhas, devem estar em destaque com letra tamanho 10 (dez) e recuo de quatro centímetros à esquerda, com espaçamento entre linhas simples. No Estilo da American Psychological Association (APA), as Citações literais curtas (menos de 40 palavras) serão integradas ao parágrafo e deverão aparecer entre aspas. A partir de mais de 40 palavras, devem ser destacadas com fonte Times New Roman, tamanho 11 (Onze) e recuo de 1,3 centímetros à esquerda, com espaçamento simples entre linhas e sem aspas. Para exemplos e mais informações sobre citação de acordo com as Normas da ABNT, Acesse aqui. Para exemplos e mais informações sobre citação de acordo com as Normas da American Psychological Association (APA), Acesse aqui.

13) Para informações sobre apresentação de tabelas, gráficos, ilustrações e quadros, confrontar as Normas ABNT NBR 6022/2018. Para exemplo Acesse aqui.

 

  1. Da submissão de Ensaios

A seção Ensaio da Revista Aurora aceita a submissão de ensaios inéditos, exclusivos e original, a titulação mínima requerida é mestrado completo. O ensaio deverá respeitar os períodos de chamadas de trabalhos de cada edição. Sua temática não deverá se enquadrar na temática proposta nas chamadas de trabalhos, ficando isolada da seção Dossiê.

É necessário apresentar ideias relacionadas a pesquisas e temas específicos (de acordo com o foco/escopo da revista), elaboradas de maneira discursiva, lógica e reflexiva, com alto nível de interpretação e espírito crítico. Precisa ter entre 12 e 15 laudas, sem contar o referencial bibliográfico.

2.1 É permitido apenas um autor por ensaio.

2.2 No caso de publicação, a Revista Aurora se reserva o direito de manter o trabalho permanentemente disponível, permitindo-se ao autor a republicação, em quaisquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a publicação original.

2.3 O ensaio deverá respeitar os prazos da Chamada de Trabalhos de cada edição. Sua temática não deverá se enquadrar na temática proposta na Chamada de Trabalhos, ficando isolada da seção do Dossiê.

2.4 O ensaio deve ser submetido em formato Doc/Word, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas, alinhamento justificado, com margens superior e esquerda de 3cm e inferior e direita de 2 cm e numeração nas páginas, lado inferior direito.

2.4.1 O resumo deve ser em português e língua estrangeira, conter entre 100 e 250 palavras, apresentar de forma sucinta os objetivos, métodos e conclusões do ensaio.

2.4.2 seguido de no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) palavras-chave, figurando abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave:, e separadas entre si e por virgula e finalizadas por ponto.

2.4.3 É obrigatório o título, o resumo e as palavras-chave em espanhol e  inglês, apresentados em seguida da versão em português.

2.4.4 As referências bibliográficas são obrigatórias e devem seguir as Normas ABNT NBR 6023/2023, sendo apresentadas no final do ensaio. Ou seguir e o Estilo da American Psychological Association (APA) sendo apresentadas no final do artigo. Para exemplo de referências bibliográficas com base nas Normas da ABNT, Acesse aqui. E para normas de citação, Acesse aqui. Para exemplos e mais informações sobre referências e citação de acordo com as Normas da American Psychological Association (APA), Acesse aqui.

2.4.5 As citações, de acordo com as Normas ABNT NBR 10520/2023 e o Estilo da American Psychological Association (APA), seguem o sistema autor/data: Sobrenome (ano, página) ou (Sobrenome, ano, página). Exemplos: Coelho (1980, p. 35) ou (Coelho, 1980, p. 35).  Nas normas da ABNT as citações literais curtas (menos de três linhas) serão integradas no parágrafo e devem aparecer entre aspas. A partir de quatro linhas, devem estar em destaque com letra tamanho 10 (dez) e recuo de quatro centímetros à esquerda, com espaçamento entre linhas simples. No Estilo da American Psychological Association (APA), as Citações literais curtas (menos de 40 palavras) serão integradas ao parágrafo e deverão aparecer entre aspas. A partir de mais de 40 palavras, devem ser destacadas com fonte Times New Roman, tamanho 11 (Onze) e recuo de 1,3 centímetros à esquerda, com espaçamento simples entre linhas e sem aspas. Para exemplos e mais informações sobre citação de acordo com as Normas da ABNT, Acesse aqui. Para exemplos e mais informações sobre citação de acordo com as Normas da American Psychological Association (APA), Acesse aqui.

2.5 O nome do (a) autor(a) deve ser colocado em itálico, alinhado à direita e abaixo do nome, o ORCID. No fim do nome, deve ser colocado uma nota de rodapé com os dados do autor: vínculo institucional, titulação, financiamento (quando houver) endereço eletrônico. Esse item deverá ser anexado como documento suplementar, devidamente preenchido com os dados de todos os autores/as no Formulário.

 

  1. Da submissão de Resenhas

3.1 Não é permitido co-autoria.

3.2 No caso de publicação, a Revista Aurora se reserva o direito de manter o trabalho permanentemente disponível, permitindo-se ao autor a republicação, em quaisquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a publicação original.

3.3 A resenha deverá respeitar os prazos da Chamada de Trabalhos de cada edição. Sua temática não deverá se enquadrar na temática proposta na Chamada de Trabalhos, ficando isolada da seção do Dossiê.

3.4 A resenha deve ser submetida em formado .doc/word, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas, com margens superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm e numeração nas páginas, lado inferior direito.

3.5 O resumo deve ser em português e língua estrangeira, conter entre 100 e 250 palavras, apresentar de forma sucinta os objetivos, métodos e conclusões da resenha. Seguido de no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) palavras-chave, figurando abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave:, e separadas entre si por virgula e finalizadas por ponto. 

3.5.1 É obrigatório o título (e o autor original do livro resenhado), o resumo e as palavras-chave em  espanhol e inglês, apresentados em seguida da versão em português.

3.5.2 Deve ter no mínimo 2 (duas) e no máximo 5 (cinco) páginas, e deve contar com os dados bibliográficos do livro resenhado.

3.5.3 O nome do autor da resenha deve ser colocado em itálico, alinhado à direita e abaixo do nome, o ORCID. No nome, deve ser colocado uma nota de rodapé com os dados do autor: vínculo institucional, titulação, financiamento (quando houver) endereço eletrônico. Esse item deverá ser anexado como documento suplementar, devidamente preenchido com os dados de todos os autores/as no Formulário.

3.6 Apenas serão aceitas resenhas de livros publicados nos últimos dois anos.

3.7 As citações, de acordo com as Normas ABNT NBR 10520/2023 e o Estilo da American Psychological Association (APA), seguem o sistema autor/data: Sobrenome (ano, página) ou (Sobrenome, ano, página). Exemplos: Coelho (1980, p. 35) ou (Coelho, 1980, p. 35).  Nas normas da ABNT as citações literais curtas (menos de três linhas) serão integradas no parágrafo e devem aparecer entre aspas. A partir de quatro linhas, devem estar em destaque com letra tamanho 10 (dez) e recuo de quatro centímetros à esquerda, com espaçamento entre linhas simples. No Estilo da American Psychological Association (APA), as Citações literais curtas (menos de 40 palavras) serão integradas ao parágrafo e deverão aparecer entre aspas. A partir de mais de 40 palavras, devem ser destacadas com fonte Times New Roman, tamanho 11 (Onze) e recuo de 1,3 centímetros à esquerda, com espaçamento simples entre linhas e sem aspas. Para exemplos e mais informações sobre citação de acordo com as Normas da ABNT, Acesse aqui. Para exemplos e mais informações sobre citação de acordo com as Normas da American Psychological Association (APA), Acesse aqui.

 

4 Da Submissão de entrevistas

4.1 Devem tratar de temas e assuntos relevantes para a área de Ciências Sociais, observando o foco/escopo da revista.

 4.2 No caso de publicação, a Revista Aurora se reserva o direito de manter o trabalho permanentemente disponível, permitindo-se ao autor a republicação, em quaisquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a publicação original.

4.3 A entrevista deverá respeitar os prazos da Chamada de Trabalhos de cada edição. Sua temática não deverá se enquadrar na temática proposta na Chamada de Trabalhos, ficando isolada da seção do Dossiê.

4.4 As entrevistas devem ser submetidas em formado.doc (editor compatível com Word for Windows), fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas, com margens superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm, justificado e numeração nas páginas, lado inferior direito.

4.4.1 As entrevistas devem ser escritas em língua portuguesa, conter no mínimo 8 (oito) e no máximo 25 (vinte e cinco) páginas, incluindo imagens, tabelas e notas de rodapé. As palavras escritas em idioma diferente do adotado na redação do artigo devem ser redigidas em itálico.

4.4.2 Deve título, um texto introdutório acerca do entrevistado e  3 (três) e no máximo 5 (cinco) palavras-chave em português e em língua estrangeira.

4.4.2.1 É obrigatório o título, o texto introdutório acerca do entrevistado (a) e as palavras-chave em português, espanhol e inglês. 

4.4.3 O nome do autor da entrevista deve ser colocado em itálico, alinhado à direita e abaixo do nome, o ORCID. No nome, deve ser colocado uma nota de rodapé com os dados do autor: vínculo institucional, titulação, financiamento (quando houver) endereço eletrônico. Esse item deverá ser anexado como documento suplementar, devidamente preenchido com os dados de todos os autores/as no Formulário.

4.5 Toda entrevista precisará de autorização por escrito do entrevistado informando que autoriza a publicação do conteúdo. A autorização deve ser submetida como documento suplementar no sistema de submissão da revista.

 

AVALIAÇÃO POR PARES  

Para garantir o sigilo da identidade dos autores deve ser removidas as informações pessoais das Propriedades do arquivo submetido (tutorial para Microsoft Word disponível AQUI).

As informações dos autores deverão ser preenchidas somente nos campos específicos, durante o processo de submissão online (Passo 3. Metadados da submissão), as quais são de acesso exclusivo aos editores da revista.

Avaliação Preliminar

Toda contribuição submetida à Revista Aurora passa, primeiramente, por uma avaliação preliminar dos Editores que analisa a adequação dos trabalhos segundo a linha editorial da Revista, sua adequação ao escopo, aspectos como contribuição e ineditismo do texto, bem como, por verificação de Similaridade/Plágio (iThenticate/Turnitin) e de inteligência artificial.

Em caso de verificação de plágio, bem como, uso indevido da Inteligência Artificial, os responsáveis ficam proibidos de nova submissão à revista pelos próximos cinco anos.

Avaliação por pares

As submissões que passaram pelo processo de verificação editorial, são encaminhadas para duas/dois avaliadoras/es ad hoc especializadas/os na temática, que servirão de subsídio aos editores, podendo-se consultar um/a terceira/o parecerista em caso de conflito nas avaliações. O sistema de revisão é duplo cego (Double Blind Review): os nomes dos/as pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se também os nomes dos/as autores/as perante os/as pareceristas.  

As modificações e/ou correções sugeridas pelos pareceristas quanto ao conteúdo e/ou à redação são repassadas aos autores, que terão um prazo delimitado para efetuarem as alterações requeridas ou justificar a sua manutenção.

 Os pareceres poderão resultar em 4 tipos de avaliações: Aceitar; Aceitar com revisões; Submeter novamente para avaliação; Rejeitar.

A publicação de trabalhos está condicionada ao cumprimento das recomendações dos pareceristas. A decisão final fica a cargo da comissão editorial, coordenada pelo editor responsável pela avaliação.

Prazos

O tempo médio entre a submissão e a publicação de artigos, quando aceitos, é de seis meses, a fim de serem cumpridas cuidadosamente as etapas de revisões finais dos autores, revisão gramatical, normalização, diagramação, editoração. Acesse as diretrizes de avaliação pelos pares para mais informações.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a revista pelo e-mail: aurora.marilia@unesp.br

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • O manuscrito é original, não publicado, e não está sendo avaliado por outro periódico;
  • Os arquivos de texto da submissão estão em formato .docx, .rtf ou .odt;
  • A identificação de autoria foi removida do corpo do texto, das notas e das propriedades dos arquivos de todos os documentos submetidos à avaliação;
  • Os autores possuem um registro ORCID (https://orcid.org/).
  • O texto segue o Template disponibilizado pela Revista Aurora e segue completamente o estilo de formatação e os requisitos bibliográficos descritos nas Diretrizes para Autores;
  • Todos os autores listados participaram do trabalho e responsabilizam-se pelo seu conteúdo, e estão de acordo com a submissão do artigo a Revista Aurora.
  • O (s) autor (es) declaram que não há conflitos de interesse pertinente.
  • Em caso de uso de inteligência artificial, o (s) autor (es) leu/leram atentamente  e concordam com as Políticas e condições de uso de Inteligência Artificial (IA) da Revista Aurora.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.