Sítios eletrônicos e oficinas pedagógicas

facilitadores de aprendizagem no curso técnico em automação industrial

Autores

  • Antonio Barbosa de Souza Júnior IFCE campus Maracanaú
  • Marly dos Santos Alves IFCE campus Maranguape

DOI:

https://doi.org/10.36311/2447-780X.2021.v7.n2.p9

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais, Aprendizagem, Linguagem de Programação, Ensino Técnico

Resumo

Os cursos da área de tecnologia sempre são um desafio para o professor trabalhar com as disciplinas de programação de computadores, que têm como foco duas disciplinas, uma relacionada à construção de algoritmos e outra voltada a uma determinada linguagem de programação. Isso traz para os alunos algumas dificuldades na aprendizagem delas incidindo em desistência ou abandono do curso. Portanto, o objetivo do presente trabalho é propor a realização de oficinas pedagógicas usando tecnologias digitais, tais como sítios eletrônicos, para a construção de atividades práticas que venham facilitar a aprendizagem de linguagem de programação no curso técnico concomitante em Automação Industrial do campus Maracanaú. Para fundamentar o presente trabalho, buscou-se autores especialistas na área objeto de estudo, tais como: Nascimento (2007), Joye e Joye (2013), Masseto (2010), Sajaniemi e Kuittinen (2003), além de consulta aos sítios eletrônicos (sites) utilizados na proposta da oficina. Quanto à metodologia da pesquisa é do tipo qualitativa. Ademais, as atividades propostas permitem que os alunos aprendam a fazer o emprego de um microcontrolador, o Arduino® , com a finalidade de melhorar sua aprendizagem no curso, pois, ao fazer uso de oficinas práticas, a proposta desenvolvida permite a aplicação delas enquanto perdurar o ensino remoto emergencial, ou ser implementada futuramente em laboratórios de ensino de forma presencial.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2022-01-03

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

SOUZA JÚNIOR, Antonio Barbosa de; ALVES, Marly dos Santos. Sítios eletrônicos e oficinas pedagógicas: facilitadores de aprendizagem no curso técnico em automação industrial. Revista do Instituto de Políticas Públicas de Marília, Marília, SP, v. 7, n. 2, p. 9–22, 2022. DOI: 10.36311/2447-780X.2021.v7.n2.p9. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/RIPPMAR/article/view/11636.. Acesso em: 24 nov. 2024.