Editoração

A editoração é um processo interno sob a responsabilidade da Equipe Editorial e, ao final de cada etapa, o autor é comunicado e deve aprovar as versões finais do documento para dar seguimento ao fluxo editorial. As etapas do processo são:

  1. Revisão gramatical;
  2. Normalização;
  3. Diagramação.

Leitura de Prova

A leitura de prova é uma etapa fundamental para garantir a qualidade do que é publicado pelo periódico. Após a aprovação da versão final do documento por parte do autor, o documento é diagramado de modo final. Nesta última etapa é necessário realizar uma revisão detalhada, visando efetuar correções decorrentes da diagramação ou alterações de outra natureza.

Após a revisão final, o(s) autor(es) recebe(m) o Termo de Aceite para Publicação, de modo que verifique(m) uma última vez se o documento está correto. Somente após o envio do Termo de Aceite para Publicação assinado pelo(s) autor(es) o documento é publicado.

Publicação

Após a assinatura do Termo de Aceite para Publicação o documento é inserido no sistema OJS e designado à edição específica. Como a RIPPMar é fluxo contínuo o documento é imediatamente publicado e divulgado pelo sistema e nas redes institucionais e sociais.

A RIPPMar atribui para cada artigo publicado o código de identificação de publicações digitais [Digital Object Identifier (DOI)].

Caso haja interesse e disponibilidade orçamentária, podem ser produzidas edições impressas.